Pesquisar
Close this search box.
Foto: Reprodução Site do TSE

Paraná Pesquisa foi o Instituto que mais se aproximou do resultado no primeiro turno

Foto: Gráfico Site Paraná Pesquisa

Após um primeiro turno em que vários institutos de pesquisa erraram nos números do candidato Jair Bolsonaro, o Instituto Paraná Pesquisas, um dos que mais se aproximou do resultado entregue pelos eleitores nas urnas, apresenta o resultado da primeira pesquisa realizada para este segundo turno.

A disputa está acirrada, mostra a pesquisa realizada pelo instituto nesta semana em todo o Brasil. A Pesquisa foi registrada no TSE para o cargo de Presidente e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-08438/2022, segundo a Resolução – TSE n.º 23.600/2019.

Foram ouvidos 2020 eleitores em entrevistas pessoais, com eleitores a partir de 16 anos, em 26 Estados e Distrito Federal, em 162 municípios brasileiros, entre os dias 08 e 12 de outubro de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização em, no mínimo, 20% das entrevistas. O grau de confiança foi de 95%, com uma margem de erro de 2.2 % para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, onde não se aponta o nome dos candidatos, os eleitores que não souberam responder e se apresentam como indecisos somaram 12.8%. Quem votaria em branco ou nulo ou em nenhum dos candidatos foram 5.4%. Nesta pergunta, Lula aparece com 42.6% e Jair Bolsonaro com 39.2%.  Uma diferença de apenas 3,4%, resultado muito diferente do que os outros institutos apontaram.

Já na estimulada, onde se apresenta os nomes dos candidatos, os indecisos já caem para 3,6%, brancos e nulos 4.8%. Lula tem 47.6% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro tem 44.1%. A diferença entre os candidatos é de 3.5%, praticamente a mesma diferença da espontânea.

Quando a pergunta é: se o segundo turno das eleições para Presidente do Brasil fosse hoje entre Jair Bolsonaro e Lula / Lula e Jair Bolsonaro, em quem o(a) Sr(a) votaria?  Nesse cenário, é realizado sem os votos branco, nulos e indecisos. Ainda assim o resultado mostra Lula na frente com 51,9% e Bolsonaro com 48,1% sendo a diferença 3,8%.

Diferença pode ser de apenas 1.5 milhões de votos

O Paraná Pesquisa também sondou a rejeição dos candidatos. Bolsonaro lidera com 49.3% seguido de Lula com 45,4%. Indecisos 3.9% e 3.7% dos entrevistados poderiam votar nos dois.

ANÁLISE

Os números apontam um novo cenário. Após os outros institutos apontarem diferenças não justificáveis nos números de Bolsonaro no primeiro turno, o Paraná Pesquisa, do renomado Murilo Hidalgo, vem acertando o placar das eleições há vários anos. Por isso, ele mostra uma curva de crescimento de Bolsonaro que o coloca como vitorioso no segundo turno, com um placar muito justo. Mas quem vai definir as eleições são os indecisos e é aí que o Paraná, através do Governador Ratinho Junior, tem um papel fundamental. Ele tem a missão de aumentar a vantagem que o Paraná deu a Bolsonaro. Outro fator que ajuda Bolsonaro é o crescimento em São Paulo, Minas e mesmo no Nordeste. As estratégias estão no bate e rebate para brigar numa diferença muito pequena de votos. Estrategistas apontam em apenas 1.5 milhão e meio de votos. Mas a reclamação, no geral, é o excesso de agressões e a falta de discutir os problemas do Brasil.

Leia outras notícias