Ela chegou em nosso município. O maior escândalo de corrupção do país executou a 55ª fase da operação em Irati e fez apreensões em duas empresas, além de outros municípios do Paraná, e os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina que também foram alvos da Lava Jato nesta semana.
A investigação mira os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, estelionato e peculato em um esquema relacionado à administração das rodovias federais no Paraná que fazem parte do chamado Anel da Integração.
A Lava Jato no Paraná, segundo dados do Ministério Público Federal, já teve mais de 2400 procedimentos instaurados, quase mil mandados de busca e apreensões, mais de 100 mandados de prisões preventivas, 121 de temporárias e seis em flagrante. Entre outras informações que podem ser consultadas no site do MPF. O valor do ressarcimento pedido incluindo juros é de R$ 38,1 bilhões.
Mas o fato de iniciarmos esse editorial com ‘ela chegou’ não é motivo de orgulho para nós nem para os cidadãos de bem. Infelizmente o esquema de corrupção e propina é como um emaranhado, que passa por políticos, partidos, cargos públicos, empresas, entre outros. Lamentavelmente ela passeia por vários níveis, posições e cargos, causando um prejuízo gigante ao bolso e condição de vida do brasileiro.
A pergunta que fica é, onde está a consciência? Esperamos que um dia a Lava Jato execute sua última operação, no sentido de dar fim à corrupção, mas se preciso for, para que os corruptos fiquem em seus devidos lugares, que ela perdure até quando necessário!
Figuras que, além de suas atividades profissionais muito bem remuneradas, ainda ocupam uma segunda função no mundo sujo da corrupção. Contudo, esse universo está tomando um ‘banho’, uma enxurrada que está avançando à jato!