Inicialmente, novo espaço deve beneficiar cerca de 30 famílias
Karina Ludvichak
A Diretoria da Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga (AAFAG) promoveu, na segunda-feira (05), uma reunião, junto à equipe técnica ( composta pelo IDR/PR, Secretaria de Agricultura de Guamiranga e Sebrae), para tratar do Plano de Trabalho para construção da unidade de recebimento, processamento, distribuição e espaço de formação multidisciplinar da associação.
De acordo com Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município, a elaboração do projeto junto à equipe técnica se refere a segunda fase do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná). “Essa ação governamental da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/PR), tem como objetivo fortalecer as associações como instrumentos para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares”, destaca a secretária.
A Unidade de recebimento deve ser construída na Rua Ferdinando Pontarolo, no centro de Eventos de Guamiranga.
Franciele Matos, presidente da AAFAG desde 2023, diz que a expectativa é de que as obras se iniciem em abril. Ela ressalta que o novo espaço “será uma grande conquista para o grupo de mais de 50 agricultores”.
A presidente destaca, ainda, que o projeto está bem encaminhado, pois eles contam com “uma equipe técnica muito boa, que tem nos auxiliado em tudo que precisamos”.
Atualmente, cerca de 30 famílias da associação se preparam para receber os novos sócios que também devem ser beneficiados com o novo espaço.
O Coopera Paraná destinou uma verba no valor de R$ 300 mil, que deve ser usado na primeira parte projeto, “já que o projeto em si chega perto de R$ 1 milhão”, esclarece Franciele.
Há cerca de cinco meses à frente da AAFAG, Franciele deve permanecer no cargo até março de 2025 e, para ela, esse investimento é um grande passo para os agricultores do município. “Me sinto feliz por poder estar colaborando com esse projeto, já que entrei a pouco tempo como presidente da Associação e já com um projeto tão grande em andamento é motivo de muita expectativa para todos nós, porque é algo que os agricultores almejavam, há muito tempo, e o sentimento é de grande realização em poder ver esse sonho de muitos sendo realizado”, finaliza.