As obras do artista e publicitário aposentado Osmar Garcia impressionam o olhar atento de moradores que passam por praças, prédios e ruas de Maringá, no norte do Paraná.
Em uma ação de intervenção artística, Garcia instalou, em diversos pontos da cidade, as miniaturas realistas de portas e fachadas de casas, que cria no ateliê.
A semelhança das miniaturas com a realidade chama a atenção. O artista conta que herdou o gosto pela arte desde a infância, quando acompanhava o pai, que era marceneiro.
"Meu pai se dedicava à marcenaria, fazendo coisas para crianças. Eu, em férias, curtia muito ficar junto com ele, ajudando. Fui aprendendo e acabei me dedicando a isso. É uma satisfação pessoal. Eu me sinto no paraíso, isso aqui para mim é um parque de diversão", disse.
A ideia de espalhar as mini portas pela cidade veio do filho Júlio Cesar Garcia, que morou nos Estados Unidos, onde viu algo semelhante, durante uma visita à Atlanta. Júlio comentou com o pai, que decidiu instalar as obras.
Além das portas, no ateliê que mantém em casa, Osmar cria diversos tipos de miniatura. No local de criação do artista, há réplicas de casas e igrejas, com iluminação e detalhes hiper-realistas.
"Tem um mundo melhor ali do outro lado. A gente crê nisso. Um mundo de esperança", disse uma moradora ao ver uma das obras.
A última mini porta criada pelo artista foi feita com lápis de cor, e instalada do lado de fora de um shopping. Garcia comentou que o objetivo é representar o caminho do saber.