Karina Ludvichak
A Secretaria Estadual de Educação, por meio de uma ação conjunta com a bancada parlamentar federal, destinou nesta semana alguns ônibus para reforçar a frota do transporte escolar dos municípios. A retirada dos veículos, destinados via cessão de uso para as cidades (com a transferência gratuita de posse), foi autorizada na quinta-feira (20) e Guamiranga foi um dos municípios a receber um ônibus zero km.
O valor total do ônibus, que será destinado ao transporte escolar em áreas rurais, é de R$ 469.499,00.
Segundo a secretária de Educação e Cultura de Guamiranga, Marcia Luiza Pontarolo, o município carece de veículos adequados para o transporte escolar dos estudantes e este novo ônibus vem para oferecer um pouco mais de qualidade na locomoção dos mesmos. “A atual frota do transporte escolar do município de Guamiranga está sucateada e não atende mais às necessidades dos nossos estudantes. Foi preciso terceirizar sete veículos e mesmo assim estamos enfrentando dificuldades para garantir o transporte seguro e confortável para todos os nossos alunos”, observa Marcia.
A secretária aponta, ainda, que além dos transtornos com a terceirização, o município também enfrenta constantes manutenções com a frota que tem se tornado “cada vez mais custosa e ineficiente. É fundamental e urgente que façamos investimentos em novos ônibus para compor a frota e garantir que os nossos estudantes tenham acesso à educação de forma segura e digna”.
Por conta dos problemas enfrentados atualmente com o transporte escolar, Marcia destaca que o novo veículo veio em um momento oportuno. “Receber um ônibus nesse momento nos traz um alento e a certeza da segurança dos nossos estudantes. O que mais precisamos é aumentar a eficiência e confiabilidade do nosso transporte escolar”.
Assim como grande parte da população do município, os estudantes da rede também estão concentrados nas áreas rurais de Guamiranga, o que torna cada vez maior a necessidade da aquisição de veículos adequados para o transporte em áreas cuja a infraestrutura não conta com vias pavimentadas. “A grande maioria dos estudantes do município tanto alunos da rede municipal como da rede estadual de ensino são oriundos da zona rural e dependem totalmente do transporte escolar para ter acesso a escola. A responsabilidade está cada dia maior e por isso este ônibus vem num momento extremamente necessário e nos deixa imensamente agradecidos”, finaliza a secretária de Educação.