Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 19:38, 24°C

Nova mesa diretora do biênio de 2025-2026 conta, ainda, com o prefeito de Irati Emiliano Gomes como vice-presidente e o prefeito de Inácio Martins, Dimas Vier, como tesoureiro
Foto: Nilton Pabis

Karina Ludvichak

Leandro Jasinski, na manhã desta quinta-feira (16), tornou-se oficialmente presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) ao tomar posse do cargo em cerimônia que aconteceu na sede da associação, em Irati.

O prefeito reeleito de Rio Azul, foi eleito para o cargo, de forma unânime pelos dez prefeitos da associação, durante a última reunião ordinária da entidade em 12 de dezembro de 2024, na qual também foi designado para presidir o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder). A nova mesa diretora deve comandar durante o biênio de 2025-2026 e conta, ainda, com prefeito de Irati, Emiliano Gomes, como vice-presidente e o prefeito de Inácio Martins, Dimas Vier, como tesoureiro.

Já o prefeito de Rebouças, Laércio Cipriano, passa a integrar a Câmara Permanente de Agricultura e Meio Ambiente da Amcespar.

Durante a solenidade de posse, Leandro se comprometeu em trabalhar de forma harmoniosa com os nove prefeitos e enfatiza que a nova diretoria possui muitas demandas para atender, mas que está preparada para dar continuidade aos trabalhos, buscando promover projetos para o desenvolvimento regional. “São prefeitos comprometidos. Eu vejo o entusiasmo, a animação de cada prefeito em estar podendo desenvolver o trabalho em seu município e também o trabalho regional. Porque é importante para cada um de nós, não só que cada município vá bem, mas que todos caminhem na mesma direção”, observa o presidente.

Jorge Derbli, antecessor de Jasinski no cargo, ao fazer a transmissão da diretoria fez um apelo para que os novos líderes focassem o mandato no compromisso com a união e fortalecimento dos municípios através do desenvolvimento de projetos estratégicos para a região, além de ressaltar conquistas importantes que aconteceram durante sua gestão e que devem se concretizar durante o biênio de 2025-2026. “Há divergência, divergência de opiniões e discussões, mas trabalhem sempre juntos em prol da região”, disse o ex-presidente.

AGRICULTURA

Leandro Jasinski destacou que vai buscar atender o setor rural durante sua gestão e apontou que um dos primeiro problemas que deve ser solucionado é a queda de energia constante que afeta as áreas rurais dos municípios atendidos pela Copel na região da Amcespar, por isso, está em tratativa com a fornecedora de energia. “A Coppel se colocou à disposição para ajudar, para contribuir e pede a nossa colaboração também para estar informando essas oscilações que acontecem para eles agirem na maneira correta, no ponto específico e melhorar toda a questão da linha”, disse.

BR-153

A nova diretoria da Amcespar também deve voltar seus trabalhos para as questões ligadas à BR-153. “Já no início nós já tivemos uma atuação neste mandato, junto com o prefeito Jorge e com os demais prefeitos. Fomos até o Ministério da Infraestrutura e Logística do Brasil, conversamos com o ministro Renan Filho. Naquela ocasião ele autorizou a confecção dos projetos de revitalização e reforma de toda a BR-153 desse trecho que corta os nossos municípios”, relata Leandro.

Leia outras notícias