Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 15:06, 25°C

Os instrutores ensinaram noções básicas de primeiros socorros, anatomia humana, controle de incêndio, entre outros
As crianças devem ter esse conhecimento para auxiliar adultos em casos de emergências - Foto: Prefeitura de Prudentópolis

Sthefany Brandalise

Durante a manhã de sexta-feira (7), o Corpo de Bombeiros Unidos sem Fronteira (USAR – BUSF) esteve na escola Escola Acyr Cavali da Luz, com uma atividade de “Primeiros socorros e Prevenção de Acidentes Domésticos nas Escolas”. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, sobre como se comportar em situações de afogamento, incêndio e demais acontecimentos que podem ocorrer no dia a dia.


Os bombeiros demonstraram para os alunos como agir em determinadas situações, como, por exemplo, apagar o fogo de um botijão de forma segura, primeiros passos após um acidente de afogamento ou com fogo, o que fazer alguém se engasga com algo, etc. Além de compreender as noções básicas de primeiros socorros, anatomia humana, noções básicas sobre sinais vitais, imobilização de membros, controle cervical, hemorragias, trauma e controle de incêndio.


Os instrutores frisaram o quanto essa aprendizagem é importante desde criança, pois existem muitos pais que desconhecem os métodos corretos para lidar com cada situação, podendo ocasionar maiores danos.

Osnei Stadler, prefeito de Prudentópolis, esteve na escola, e ressalta a relevância dessa atividade para os alunos e comunidade. “Acreditamos que durante a educação básica, as nossas crianças devem ter conhecimento e noções práticas de como auxiliar um adulto em caso de algum acidente doméstico. São situações que podem ocorrer, infelizmente, no dia a dia, porém, com esse conhecimento podem diminuir ou até evitar acidentes”, disse.

O conteúdo desenvolvido no projeto vai ajudar na formação das crianças – Foto: Prefeitura de Prudentópolis


O diretor da escola, Osni Labiak, comenta acerca da importância do projeto para os alunos, e agradece a oportunidade. “Primeiramente, gostaria em nome de toda comunidade escolar Acyr Cavali da Luz agradecer pela oportunidade de recebermos o projeto de Primeiros Socorros e Prevenção em Acidentes Domésticos nas Escolas. Nossos agradecimentos ao Oficial Alves pela condução do curso de modo geral, experiências e vivências únicas no contexto escolar, a cada encontro novas descobertas, foi notável a empolgação e participação dos envolvidos. Acreditamos que o conteúdo desenvolvido durante o projeto, agregará no processo de ensino e aprendizagem e na formação de nossas crianças de forma geral, conteúdos e formas de abordagens que as crianças irão levar para toda a vida, ressaltamos a relevância dos conhecimentos transmitidos aos nossos alunos, que a partir desta formação compreenderam a importância do primeiro atendimento em situações de acidentes diversos”, comenta.


Eliane Dal Pisol, secretária de Educação diz que com esses projetos conseguem formar cidadãos conscientes e responsáveis. “A formação sobre prevenção de incêndios e acidentes domésticos faz com que possamos ensinar nossas crianças além dos muros escolares, possamos formar para a sociedade como cidadãos conscientes e responsáveis”, finaliza.

Leia outras notícias