Irati PR, 19:50, 20°C

Atacante holandês tem cinco partidas pelo Timão em período de dois meses no qual sofreu duas lesões, mas com menos tempo em campo do que nos quatro jogos pela seleção
Memphis Depay na chegada à Neo Química Arena para Corinthians x Mirassol pelo Campeonato Brasileiro — Foto: Marcos Ribolli

ge

O histórico recente de Memphis Depay jogando pelo Corinthians e pela seleção da Holanda tem sido alvo de debate. Desde a classificação sobre o Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no início de agosto, o atacante disputou cinco partidas pelo Timão, mas com menos tempo em campo do que nos quatro jogos pela seleção. No período, ele sofreu duas lesões.

Jogos de Memphis nos últimos dois meses:

CorinthiansHolanda
Partidas54
Partidas como titular23
Partidas como reserva31
Minutos221251
Gols04
Assistências03
Jogos perdidos70

Nos cinco compromissos pelo Corinthians nos últimos dois meses, Memphis jogou por 221 minutos, começando como reserva em três deles, sendo substituído com dores em um e só disputando os 90 minutos em outro.

Devido às duas lesões musculares que sofreu, Memphis perdeu sete jogos pelo Timão desde a classificação contra o Palmeiras na Copa do Brasil.

Já com a seleção da Holanda, no mesmo período, são quatro partidas de Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026, das quais três como titular, com 251 minutos em campo.

Memphis marcou quatro gols e deu três assistências nesses jogos pela seleção, nos quais se tornou o maior artilheiro da história da Holanda.

Já no Corinthians, o holandês não conseguiu nenhum gol ou assistência nesse período. O último gol ocorreu na vitória por 1 a 0 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, em 30 de julho.

No total, Memphis tem 15 gols e 14 assistências nas 54 partidas disputadas desde que chegou ao Corinthians, em setembro do ano passado.

No jogo de volta contra o Palmeiras, vencido por 2 a 0 pelo Corinthians e que resultou na classificação às quartas da Copa do Brasil, em 6 de agosto, o atacante sofreu uma lesão grau 2 no músculo posterior da coxa direita.

Memphis comemora gol da Holanda contra a Finlândia — Foto: Pieter van der Woude/BSR Agency/Getty Images

Comparação Corinthians x Holanda

Memphis passou 20 dias em tratamento, em uma recuperação mais rápida do que o esperado, e retornou na primeira partida das quartas da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, mas começando no banco. Ele entrou no segundo tempo e jogou por 21 minutos.

Depois, Memphis jogou como titular e ficou em campo nos 101 minutos do empate em 1 a 1 contra o Palmeiras, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, antes de se apresentar à seleção holandesa.

Quando retornou dos compromissos contra Polônia e Lituânia, Memphis já entrou como titular na volta contra o Athletico-PR. Ele saiu nos últimos minutos do primeiro tempo e teve diagnosticado um edema (inchaço) na região posterior da coxa direita, precisando de um afastamento de três semanas.

Ao retornar do tratamento, Memphis iniciou como reserva e jogou por 24 minutos contra o Mirassol, antes de nova apresentação para a seleção holandesa.

Ele jogou por 26 minutos contra Malta, entrando no segundo tempo, e 62 minutos contra a Finlândia, iniciando como titular, mas sendo substituído antes do término do jogo.

Torcida da Holanda estende bandeirão em homenagem a Memphis Depay, do Corinthians — Foto: Reuters

No clássico contra o Santos, Memphis saiu do banco de reservas no segundo tempo e atuou por 30 minutos. Era o máximo de minutagem que o atacante holandês aguentaria fisicamente, segundo o auxiliar técnico Lucas Silvestre.

O substituto de Dorival Júnior, que cumpria suspensão, informou que Memphis poderá ter condições de voltar a ser titular e jogar 90 minutos na partida contra o Atlético-MG, no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), pela 29ª rodada do Brasileirão.

Leia outras notícias