Esther Kremer
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, anunciou mudanças no calendário de eventos do município e confirmou que a ExpoIrati será realizada de 9 a 12 de abril de 2026. A decisão foi tomada para permitir que os recursos inicialmente destinados à feira sejam aplicados na área da saúde, especialmente em mutirões para redução das filas de consultas e cirurgias especializadas, que hoje somam cerca de 17 mil pessoas.
Para a próxima edição da ExpoIrati, a Prefeitura também anunciou uma enquete popular para definir um dos shows nacionais que farão parte da programação. A votação fica disponível por 24 horas nas redes sociais oficiais do município (Instagram e Facebook) e apresenta três opções: Ana Castela, Israel e Rodolffo ou Yasmin Santos.
“O público é quem decide. Queremos que a Expo represente de fato a nossa população. A festa será ampliada e vamos implantar, ainda, a Expo Educa, uma ideia minha, que comentei desde o ano passado, será um espaço voltado ao conhecimento e à formação”, adiantou o prefeito.
Em relação ao adiamento da Expo, o prefeito Emiliano comentou que a saúde é a prioridade e que a gestão passou por diversas crises que já conseguiu sanar. “Eu fui eleito para governar o município com responsabilidade. O recurso que seria usado na Expo será aplicado na saúde, porque nossa população não pode continuar esperando anos por consultas e cirurgias. Vamos investir onde é essencial. Passamos por diversas crises, como a crise hídrica no início do ano, todos lembram da falta de água, também a crise no transporte público, que conseguimos resolver com a Tarifa Zero. Agora, nosso foco é na fila de exames, consultas, cirurgias, onde temos mais de 17 mil pessoas esperando e não podemos deixar isso continuar. A fila sempre foi um problema em todas as gestões e nós estamos dispostos a trazer uma solução e enfrentar este problema”, afirmou Emiliano, lembrando que já foram tomadas medidas como a ampliação do atendimento pediátrico e que outras serão implantadas para melhorar mais o setor da saúde na cidade.
Festa do Pêssego e Natal garantidos
Apesar do adiamento da Expo, a tradicional Festa do Pêssego está confirmada para os dias 5 a 7 de dezembro de 2025. O evento, realizado em conjunto com os agricultores locais, contará com apoio financeiro da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná. O mesmo vale para o Natal de Irati, que, segundo o prefeito, será “o mais brilhante da história do município”.
O secretário de Cultura e Turismo, João Vitor Martins, explicou que a escolha da data da Festa do Pêssego respeitou o período da colheita e reforçou a importância do apoio estadual. “Preservamos recursos municipais para a saúde, mas com o incentivo da Secretaria de Turismo garantimos a retomada da Festa do Pêssego e um Natal iluminado, que vai beneficiar o comércio local e fortalecer a identidade da cidade”, afirmou.
O secretário destacou, ainda, o impacto econômico que um evento do porte da ExpoIrati traz para a cidade. “Um show nacional atrai milhares de visitantes, que movimentam hotéis, restaurantes e o comércio. Muitas vezes, o investimento retorna multiplicado em benefícios para a economia local”, explicou.
Para Emiliano, a reorganização do calendário mostra equilíbrio entre cultura e responsabilidade fiscal. “As festas vão acontecer, mas os recursos públicos serão tratados com seriedade. O compromisso é cuidar da população, investir em saúde e, ao mesmo tempo, celebrar juntamente com a nossa população”, concluiu.