Sthefany Brandalise
O projeto Folha na Escola promoveu, na quarta-feira (24), uma palestra com o tema “IA na Prática: Transformando Vida, Trabalho e Oportunidades”. A atividade fez parte da proposta do projeto, que em 2025 tem tema “Inovação”. Para marcar o debate, foi convidado o professor Sandro Eduardo Prado Volski, docente de Tecnologia da Informação no SENAI de Irati, desenvolvedor Full-Stack em uma empresa de gestão oncológica em Florianópolis e bacharel em Ciência da Computação pela Unicentro.
Sandro iniciou sua fala lembrando que a inteligência artificial não é tão recente quanto muitos imaginam, mas foi a partir da popularização de ferramentas como o ChatGPT que o assunto passou a fazer parte do cotidiano. “Muita gente pensa que inteligência artificial é só o ChatGPT, ou imagina algo ligado à ficção científica, como robôs dominando a humanidade. Mas é muito mais do que isso. Hoje, a IA já está em tradutores automáticos, em GPS, aplicativos de compra, redes sociais. Ela está em praticamente tudo que utilizamos no dia a dia”, destacou.

Slides: Sandro Eduardo
A partir desse contexto, Sandro explicou como o recurso deixou de ser uma promessa distante e se tornou uma realidade cada vez mais próxima da sala de aula. A IA pode ajudar professores em tarefas que, muitas vezes, consomem grande parte do tempo, como a criação de planos de aula, slides, provas e atividades de forma rápida e organizada. “Eu utilizo IA no meu dia a dia como professor. Ela consegue trazer ideias diferentes. Às vezes, o professor está acostumado a dar uma aula sempre do mesmo jeito, mas, com a IA, é possível encontrar novas abordagens, formatos mais criativos e adaptar conteúdos para alunos que têm dificuldades específicas”, explicou.
Slides: Sandro Eduardo

“A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa. Nosso papel é usá-la para construir um futuro cada vez melhor”
– Sandro Eduardo Prado Volski
Sandro também apresentou exemplos práticos. Entre eles, o uso do Gemini, inteligência artificial do Google que permite criar imagens em segundos. Para a educação, segundo Sandro, isso abre espaço para atividades simples e criativas, como desenhos personalizados para colorir. “É possível pedir uma imagem de um cachorro resolvendo um problema de matemática ou de um personagem que as crianças gostem e a IA gera na hora. Isso pode ser usado para tornar a aula mais interessante e próxima dos alunos”.


Slides: Sandro Eduardo
Apesar das vantagens, o uso da IA também exige atenção. Ferramentas de detecção de textos escritos por IA ainda são falhas e podem gerar dúvidas. “Hoje existem programas que tentam identificar se um texto foi escrito por IA, mas eles ainda cometem muitos erros. Já aconteceu até de a Lei Áurea, um texto histórico, ser identificada como conteúdo gerado por máquina. Por isso, é importante que os professores conheçam os padrões, observem a linguagem e acompanhem a produção dos alunos”, disse Sandro.
Além da educação, Sandro ressaltou que a inteligência artificial já provoca impactos no mercado de trabalho e deverá estar presente em praticamente todas as empresas nos próximos anos. “Todas as tarefas repetitivas ou muito desgastantes, em algum momento, serão substituídas por máquinas. Isso já está acontecendo. O desafio é aprender a usar a IA como ferramenta, desenvolver a criatividade e se manter atualizado”, completou.

Slides: Sandro Eduardo
No encerramento, Sandro destacou que o uso dessas tecnologias pode ser incorporado de forma simples e prática ao dia a dia escolar, desde que os educadores se permitam experimentar. “O futuro não é mais tão distante. Se não utilizarmos a inteligência artificial no nosso trabalho, vamos ficar para trás. Ela já está transformando o presente, cabe a nós decidir se queremos apenas assistir ou participar desse processo”, concluiu.

Slides: Sandro Eduardo
A live ficará disponível no Facebook e YouTube do jornal Folha de Irati, para quem não pôde acompanhar ao vivo. Acesse o QR Code abaixo:
