Irati PR, 20:18, 21°C

Região formada por 11 municípios passa a fazer parte da iniciativa “18 Territórios, Um Só Destino”, que busca impulsionar o turismo sustentável e o desenvolvimento regional
Programa “18 Territórios, Um Só Destino” busca descentralizar o turismo paranaense Foto: SETU

Karina Ludvichak, AEN e reportagem de Nilton Pabis

A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU) oficializou, na última sexta-feira (22), em Prudentópolis, a integração da Terra dos Pinheirais ao programa estadual “18 Territórios, Um Só Destino”. O território é formado pelos municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, e a iniciativa visa transformar as singularidades de cada local em produtos turísticos consolidados, fomentando o desenvolvimento econômico regional por meio do turismo sustentável.

O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou o potencial da região. “Cada um dos 18 territórios do Paraná possui uma identidade única e um potencial turístico inexplorado. Com o programa, estamos transformando essas singularidades em produtos turísticos consolidados, gerando desenvolvimento local e regional. A Terra dos Pinheirais, com sua riqueza natural e cultural, é um exemplo perfeito desse esforço”, afirmou.

 A região alia florestas de araucária, as Cachoeiras Gigantes de Prudentópolis, museus, gastronomia, templos religiosos, eventos e agroindústrias, além de roteiros como o Terra da Cevada em Guarapuava e opções de hospedagem, incluindo a fonte sulfurosa de Mallet.

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski, comemorou a inclusão da cidade no território. “Ser incluído no Território Terra dos Pinheirais é muito bom para Prudentópolis e para toda a região. Temos estrutura, belezas naturais e a cultura ucraniana, e vamos continuar lutando para fortalecer nosso território. Precisamos mostrar Prudentópolis no Paraná, ao Brasil e ao mundo”, disse.

Rudson Weber de Souza, gerente de Segmentação Turística do Viaje Paraná, destaca que o projeto é uma ferramenta importante para valorização de Prudentópolis e dos municípios da região e descentralização do setor turístico no estado. “A gente avalia Prudentópolis como uma dessas grandes joias do turismo paranaense, que merece e precisa ser visitada e o nosso trabalho é promover não só Prudentópolis, mas todo esse território da Terra dos Pinheirais como um destino turístico exuberante, viável e que merece ser conhecido, começando pelos paranaenses”, enfatiza.

O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, esteve presente na cerimônia de lançamento e recebeu cerca de R$ 3 milhões em investimentos para o fomento do turismo no município. Entre os projetos aprovados na esfera estadual está a restauração da escadaria da santa, uma nova roda gigante para o Parque Aquático, um novo portal em outra entrada do município e um barracão para o CT.  “É um enorme avanço para Irati. Estamos muito felizes. Na verdade, a gente não esperava que o secretário ia assinar todos esses projetos, porque nós temos projetos protocolados em tudo, e hoje ele libera isso. Então, para nós é uma maravilha, ficamos muito felizes”, disse Gomes.

Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul e presidente da Amcespar também participou do evento e destaca que a Terra dos Pinheirais é relevante para a organização estrutural dos municípios que fazem parte do projeto, dando maior visibilidade ao potencial de cada um deles. “Cada prefeito em sua região, em seu município, tem as belezas da sua cidade para mostrar. A nossa região da Amcespar é muito rica […] o turismo hoje significa recurso, dinheiro. O turista vem na nossa cidade, vai almoçar, vai ficar no hotel, vai gerar negócios, vai comprar nos comércios, vai gerar oportunidades”, acrescenta.

Para o presidente da Adecsul (Agência de Desenvolvimento do Centro Sul do Paraná), Murilo de Lima, a integração formaliza a colaboração entre os municípios e cria oportunidades de novos investimentos para o setor turístico. “O ganho acontece pela soma, a soma de todos os municípios estarem juntos meio que cria uma conexão para fortalecer principalmente toda a região […] sozinho a gente não chega a lugar nenhum. Quando uma região cresce, uma cidade cresce, e toda a região ganha”.

De acordo com Tirciana Strege Bini, vice-presidente da Adecsul, o lançamento da Terra dos Pinheirais foi importante para esclarecer qual a proposta do projeto e a relevância do setor turístico para a economia das cidades da região. “São 25 anos da Adecsul. Ela já vem trabalhando há muito tempo nesse elo entre os municípios, o Estado e as regiões. Então, agora só fortalece, está dando cada vez mais visibilidade. Esse evento é um marco, porque agora muita gente entendeu o que está acontecendo, colocou para o público todas as ações da Adecsul e com certeza cada vez mais o turismo vai estar forte e pujante na nossa região” finaliza.

O programa “18 Territórios, Um Só Destino” busca descentralizar o turismo paranaense, organizando roteiros, apoiando eventos, capacitando agentes locais e incentivando parcerias público-privadas. A implantação dos territórios foi regulamentada pelo Decreto nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”, permitindo a destinação de recursos estaduais para infraestrutura e investimentos em empreendimentos turísticos de relevância.

Leia outras notícias