Irati PR, 01:31, 9°C

Alunos de cinco municípios disputaram prêmios e representaram suas escolas com dedicação
Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis

Sthefany Brandalise

A grande final do Concurso Soletrando a Cultura aconteceu na sexta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Irati, reunindo alunos dos municípios de Rebouças, Inácio Martins, Mallet, Irati e Imbituva. Pela manhã, participaram os estudantes do 3º ano; à tarde, foi a vez dos alunos do 4º e 5º ano. A competição ocorreu em clima de entusiasmo e concentração, com o objetivo de valorizar a ortografia e estimular a aprendizagem, premiando os melhores colocados e concedendo menções honrosas.

Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis

Na parte da manhã, os alunos do 3º ano se enfrentaram em rodadas desafiadoras de soletração. O pódio ficou com: 1º lugar para Elis Lettícia Campos Stefami, da Escola Municipal Mercedes Braga (Irati); 2º lugar para Leonardo Gonçalves Vieira, da Escola Municipal Maria de Jesus Turra (Inácio Martins); e 3º lugar para Ana Clara Prochera dos Passos, da Escola Municipal Padre Wenceslau (Irati).

O 4º lugar, conquistado por Joaquim Stainsach Afonso, da Escola Municipal Romão Paul (Mallet), recebeu o prêmio de menção honrosa concedido pela Folha de Irati.

Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis

À tarde, os alunos do 4º e 5º ano entraram em cena. O 1º lugar ficou com Agatha Vitória Muller, da Escola Municipal Jardim Tangará (Imbituva); o 2º com Mateus Romite, da Escola Municipal Professor Orlando de Carvalho (Mallet); e o 3º com Emerson Cardoso Costa, da Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso (Irati).

O 4º lugar, premiado com menção honrosa da Folha de Irati, foi para Rafael Gonçalves Vieira, da Escola Municipal Maria de Jesus Turra (Inácio Martins).

A banca de jurados foi formada por Rafaeli Nebesniak e Aline Gabrieli Brandalise, ambas do Grupo Saber, e Jonas Gustavo Kampf, do SESI, que avaliaram atentamente o desempenho de cada competidor.

A Folha de Irati também agradece aos parceiros do projeto: MG Usinas Solares, Grupo Saber, SESI de Irati, Afubra, Moageira de Irati, Nitta Pizzaria e Restaurante Italiano. O Grupo Ivasko também patrocinou o lanche dos participantes.

Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis

A premiação foi planejada para valorizar o esforço dos estudantes e estimular diversas habilidades. Para os alunos do 4º e 5º anos: 1º lugar recebeu um jogo Cai Não Cai, um Banco Imobiliário Mundo e um rodízio de pizza da Nitta Pizzaria para duas pessoas; 2º lugar, um Banco Imobiliário e uma pizza especial grande do Restaurante Italiano; 3º lugar, uma camiseta e uma mochila do Grupo Saber, além de um jogo de blocos.

Para os alunos do 3º ano: 1º lugar ganhou um jogo Cai Não Cai, um jogo Perfil Júnior e um rodízio de pizza da Nitta Pizzaria para duas pessoas; 2º lugar, um jogo de tabuleiro da Pixar e uma pizza especial grande do Restaurante Italiano; 3º lugar, uma camiseta e uma mochila do Grupo Saber, mais um jogo Cara a Cara Express.

Os professores também foram reconhecidos por seu esforço e dedicação. Para o 4º e 5º anos: 1º lugar ganhou uma caixa de som JBL; 2º, um copo Stanley; 3º, um prêmio da Afubra. Para o 3º ano: 1º lugar recebeu uma caixa de som JBL; 2º, um copo Stanley; 3º, um prêmio da Afubra.

Além da competição, o evento foi um momento de integração e incentivo à aprendizagem, reforçando a importância do domínio da língua portuguesa e do estímulo à leitura e à escrita desde os primeiros anos escolares.

A dedicação exemplar dos alunos foi um dos destaques do evento. Eles se prepararam para a competição, estudando, revisando palavras e treinando a pronúncia correta. Todos enfrentaram o desafio com determinação e coragem, superando o nervosismo e demonstrando confiança diante do público e dos jurados.

Também merece destaque o trabalho dos professores e das equipes pedagógicas, que atuaram com empenho desde a fase de preparação até o dia da grande final. Foram eles que organizaram os treinos, incentivaram a participação e orientaram os estudantes sobre técnicas de memorização e postura em palco.

O papel dos pais e familiares também foi essencial para a competição. Eles acompanharam seus filhos durante toda a trajetória, ofereceram apoio, ajudaram nos estudos em casa e celebraram cada vitória.

Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis

Ao todo, participaram 15 alunos do 3º ano e 12 alunos do 4º e 5º anos, representando com orgulho suas escolas e municípios. Foram eles:

3º ANO

1.            Ana Clara Prochera dos Passos – E.M. Padre Wenceslau – IRATI;

2.            Carlos Emanuel Ferreira de Oliveira – E.M. do Campo São Miguel – REBOUÇAS;

3.            Elis Lettícia Campos Stefami – E.M. Mercedes Braga – IRATI;

4.            Eloisa da Silva – E.M. Dolores Mendes Galvão – IMBITUVA;

5.            Gabriel Kieras – E.M. Santa Terezinha – MALLET;

6.            João Vitor Alves – E.M. Santa Terezinha – IMBITUVA;

7.            Joaquim Stainsach Afonso – E.M. Romão Paul – MALLET;

8.            Leonardo Gonçalves Vieira – E.M. Maria de Jesus Turra – INÁCIO MARTINS;

9.            Leticia Claudieli Ginko – E.M. Pedro Antônio Molinari – INÁCIO MARTINS;

10.          Maria Helena Amaral de Souza – E.M. do Campo Rio Claro – INÁCIO MARTINS;

11.          Nicolas Pianaro – E.M. do Campo Imaculada Conceição; de Maria – REBOUÇAS;

12.          Oliver Phelipe Schindler Silva – E.M. Matilde Araújo do Nascimento– IRATI;

13.          Pedro Henrique Nós – E.M. Escola Municipal Santa Terezinha – MALLET;

14.          Renan Antoneli – E.M. Santa Terezinha – IMBITUVA;

15.          Sarah Lúcia Iaschaki de Toledo – E.M. do Campo Profº Leonardo Krul – REBOUÇAS;

4º E 5º ANO

1.            Agatha Vitória Muller – E.M. Jardim Tangará – IMBITUVA;

2.            Arthur Musial de Oliveira Moura – E.M. Divino Espírito Santo – MALLET;

3.            Davi Corrêa de Melo – E.M. Nossa Senhora de Monte Claro – MALLET;

4.            Ellen Juliana Kusma – E.M. do Campo dos Colonizadores – IRATI;

5.            Emerson Cardoso Costa – E.M. Vereador João Maria Pedroso – IRATI;

6.            Gabriely Soares de Oliveira – E.M. Pedro Antônio Molinari – INÁCIO MARTINS;

7.            Henrique Pedroso Correa – E.M. Profº Jacob Brenner de Barros – IMBITUVA;

8.            João Emanuel Vasco Ferraz de Jesus – E.M. João Paulo II – IRATI;

9.            Lucas Gabriel de Jesus Moreira – E.M. do Campo Agostinho Emelindo – INÁCIO MARTINS;

10.          Mateus Romite – E.M. Professor Orlando de Carvalho – MALLET;

11.          Michel Rulian Sales – E.M. Dolores Mendes Galvão – IMBITUVA;

12.          Rafael Gonçalves Vieira – E.M. Maria de Jesus Turra – INÁCIO MARTINS;

Leia outras notícias