Sthefany Brandalise
A grande final do Concurso Soletrando a Cultura aconteceu na sexta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Irati, reunindo alunos dos municípios de Rebouças, Inácio Martins, Mallet, Irati e Imbituva. Pela manhã, participaram os estudantes do 3º ano; à tarde, foi a vez dos alunos do 4º e 5º ano. A competição ocorreu em clima de entusiasmo e concentração, com o objetivo de valorizar a ortografia e estimular a aprendizagem, premiando os melhores colocados e concedendo menções honrosas.
Na parte da manhã, os alunos do 3º ano se enfrentaram em rodadas desafiadoras de soletração. O pódio ficou com: 1º lugar para Elis Lettícia Campos Stefami, da Escola Municipal Mercedes Braga (Irati); 2º lugar para Leonardo Gonçalves Vieira, da Escola Municipal Maria de Jesus Turra (Inácio Martins); e 3º lugar para Ana Clara Prochera dos Passos, da Escola Municipal Padre Wenceslau (Irati).
O 4º lugar, conquistado por Joaquim Stainsach Afonso, da Escola Municipal Romão Paul (Mallet), recebeu menção honrosa concedido pela Folha de Irati.
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, destacou a relevância do projeto e o impacto para toda a comunidade escolar. “Eu fico bastante empolgado vendo um projeto desse acontecer, realmente transforma a vida das pessoas, e eu tenho certeza que é um momento marcante na vida de cada aluno, de cada pai, de cada professor. Essa competição positiva que acontece aqui estimula ainda mais aqueles que não estão participando, tenho certeza que muitos que não estão aqui gostariam de estar no lugar desses alunos”, disse.


Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis
A secretária de Educação de Irati, Elicéia Halatiki Szereda, ressaltou o caráter pedagógico da iniciativa e o esforço dos alunos. “Quero agradecer à Folha de Irati por essa oportunidade. Nós vemos que o Soletrando, além de ser uma dinâmica muito criativa, trabalha a questão da língua portuguesa de uma forma muito interessante, porque faz com que as crianças analisem a questão da ortografia das palavras, utilizem todo esse trabalho dentro da língua portuguesa e em todas as disciplinas. É um processo muito tenso, mas todos têm um potencial maravilhoso. Parabéns a todos os envolvidos”.
A secretária de Educação de Inácio Martins, Marinalda Fernandes, destacou a importância da primeira participação do município no evento. “Gostaria de agradecer imensamente por estar participando desse concurso. O nosso coração quase sai pela boca de tanta emoção que é esse momento. Eu acredito no potencial de cada uma das crianças. É a primeira vez que Inácio participa do Soletrando e estamos muito orgulhosos de estar aqui nesse momento”, afirma.

Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis
À tarde, os alunos do 4º e 5º ano entraram em cena. O 1º lugar ficou com Agatha Vitória Muller, da Escola Municipal Jardim Tangará (Imbituva); o 2º com Mateus Romite, da Escola Municipal Professor Orlando de Carvalho (Mallet); e o 3º com Emerson Cardoso Costa, da Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso (Irati).
O 4º lugar, premiado com menção honrosa da Folha de Irati, foi para Rafael Gonçalves Vieira, da Escola Municipal Maria de Jesus Turra (Inácio Martins).
Representando Imbituva, a secretária de Educação, Enilce Estela Schoefel Simão, falou sobre a tradição do município em participar da competição. “Imbituva faz tempo que participa desse projeto e agora, nessa gestão nova, a gente não poderia ficar fora dessa competição. O coraçãozinho dos alunos fica tenso e o nosso também. Tem muitas outras competições, mas essa pega pesado com a gente. Obrigada a vocês da Folha por nos proporcionarem isso”, comenta.
A secretária de Educação de Mallet, Carla Cassiana Machado Nowacki, reforçou a importância da integração entre família e escola para o sucesso do concurso. “Nós ficamos muito contentes que tivemos uma participação bem expressiva. Nós sabemos o quão importante é a participação das famílias com a escola, porque sem essa integração seria muito difícil estarmos proporcionando tudo isso. E nós só temos a agradecer também à Folha por esse belo projeto. Nós sabemos quanto os nossos professores, nossos alunos precisam ser valorizados, e todo esse trabalho que vocês bem desenvolveram nas nossas escolas tem contribuído muito para esse processo de ensino aprendizagem”.
A secretária de educação de Rebouças, Regina Mara Mathias Cordeiro, destacou a importância do projeto e ressaltou o impacto positivo que ele vem trazendo para as escolas. “Nós estamos muito empolgadas trabalhando com os alunos. O projeto veio de uma maneira diferente, interdisciplinar, e nós estamos vendo bons resultados nas nossas escolas. E eu achei muito interessante esse concurso porque veio com uma proposta diferente e a gente vê que as crianças estão empolgadas, mobilizou as escolas, gestores e as famílias. Eu pretendo continuar com a nossa parceria porque está tendo resultado e temos muito retorno com os nossos alunos”, afirma.

Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis
O chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati (NRE), Moacir Bortolozzo, ressaltou o apoio do Estado e a união dos municípios em torno da educação. “É uma felicidade enorme estar aqui e ver os alunos se preparando para uma competição. Eu trago hoje em nome do governador Carlos Massa, do secretário Roni Miranda, essa percepção de que nós somos uma educação só. O objetivo é um só, transformar essa criançada em homens e mulheres que um dia estarão sentados aqui com a gente, como secretários quem sabe”, disse.
A banca de jurados foi formada por Rafaeli Nebesniak e Aline Gabrieli Brandalise, ambas do Grupo Saber, e Jonas Gustavo Kampf, do SESI, que avaliaram atentamente o desempenho de cada competidor.
A Folha de Irati também agradece aos parceiros do projeto: MG Usinas Solares, Grupo Saber, SESI de Irati, Afubra, Moageira de Irati, Nitta Pizzaria e Restaurante Italiano. Agradecemos também ao Grupo Ivasko, que patrocinou o lanche dos participantes.
Daniele Crovador, coordenadora regional do Grupo Saber, destacou o papel transformador da educação e o envolvimento de todas as secretarias e famílias. “O grupo saber é um apoiador desde sempre em todas as atividades que a Folha de Irati realiza em função da educação. Para nós, a educação transforma a vida. É muito importante conseguir chegar nesses alunos, trazer para concursos, porque é o que vai fazer transformar a vida de todos. Parabéns a todas as secretarias, Mallet, Imbituva, Rebouças, Irati e Inácio Martins. Parabéns a todos os secretários envolvidos, a todos os professores, a todos os pais”, parabeniza.
A dedicação exemplar dos alunos foi um dos destaques do evento. Eles se prepararam para a competição, estudando, revisando palavras e treinando a pronúncia correta. Todos enfrentaram o desafio com determinação e coragem, superando o nervosismo e demonstrando confiança diante do público e dos jurados. Por isso, a premiação foi planejada para valorizar o esforço dos estudantes e estimular diversas habilidades.

Foto: Hellen C. Roik e Letícia H. Pabis
Para os alunos do 4º e 5º anos: 1º lugar recebeu um jogo Cai Não Cai, um Banco Imobiliário Mundo e um rodízio de pizza da Nitta Pizzaria para duas pessoas; 2º lugar, um Banco Imobiliário e uma pizza especial grande do Restaurante Italiano; 3º lugar, uma camiseta e uma mochila do Grupo Saber, além de um jogo de blocos.
Para os alunos do 3º ano: 1º lugar ganhou um jogo Cai Não Cai, um jogo Perfil Júnior e um rodízio de pizza da Nitta Pizzaria para duas pessoas; 2º lugar, um jogo de tabuleiro da Pixar e uma pizza especial grande do Restaurante Italiano; 3º lugar, uma camiseta e uma mochila do Grupo Saber, mais um jogo Cara a Cara Express.
Também merece destaque o trabalho dos professores e das equipes pedagógicas, que atuaram com empenho desde a fase de preparação até o dia da grande final. Foram eles que organizaram os treinos, incentivaram a participação e orientaram os estudantes sobre técnicas de memorização e postura em palco.
O esforço e a dedicação desses profissionais também foram reconhecidos com premiações especiais. Para o 4º e 5º anos: 1º lugar ganhou uma caixa de som JBL; 2º, um copo Stanley; 3º, um prêmio da Afubra. Para o 3º ano: 1º lugar recebeu uma caixa de som JBL; 2º, um copo Stanley; 3º, um prêmio da Afubra.
Agradecemos também à Câmara Municipal de Irati, que disponibilizou o espaço para a realização da grande final. O local atendeu bem às necessidades do evento, proporcionando um ambiente adequado para a presença de alunos, professores, famílias e autoridades, reforçando a importância da iniciativa para a educação regional.
O papel dos pais e familiares também foi essencial para a competição. Eles acompanharam seus filhos durante toda a trajetória, ofereceram apoio, ajudaram nos estudos em casa e celebraram cada vitória.
Ao todo, participaram 15 alunos do 3º ano e 12 alunos do 4º e 5º anos, representando com orgulho suas escolas e municípios. Foram eles:
3º ANO
Ana Clara Prochera dos Passos – E.M. Padre Wenceslau – Irati; Carlos Emanuel Ferreira de Oliveira – E.M. do Campo São Miguel – Rebouças; Elis Lettícia Campos Stefami – E.M. Mercedes Braga – Irati; Eloisa da Silva – E.M. Dolores Mendes Galvão – Imbituva; Gabriel Kieras – E.M. Santa Terezinha – Mallet; João Vitor Alves – E.M. Santa Terezinha – IMBITUVA; Joaquim Stainsach Afonso – E.M. Romão Paul – Mallet; Leonardo Gonçalves Vieira – E.M. Maria de Jesus Turra – Inácio Martins; Leticia Claudieli Ginko – E.M. Pedro Antônio Molinari – Inácio Martins; Maria Helena Amaral de Souza – E.M. do Campo Rio Claro – Inácio Martins; Nicolas Pianaro – E.M. do Campo Imaculada Conceição; de Maria – Rebouças; Oliver Phelipe Schindler Silva – E.M. Matilde Araújo do Nascimento– Irati; Pedro Henrique Nós – E.M. Escola Municipal Santa Terezinha – Mallet; Renan Antoneli – E.M. Santa Terezinha – Imbituva; Sarah Lúcia Iaschaki de Toledo – E.M. do Campo Profº Leonardo Krul – Rebouças.
4º E 5º ANO
Agatha Vitória Muller – E.M. Jardim Tangará – Imbituva; Arthur Musial de Oliveira Moura – E.M. Divino Espírito Santo – Mallet; Davi Corrêa de Melo – E.M. Nossa Senhora de Monte Claro – Mallet; Ellen Juliana Kusma – E.M. do Campo dos Colonizadores – Irati; Emerson Cardoso Costa – E.M. Vereador João Maria Pedroso – Irati; Gabriely Soares de Oliveira – E.M. Pedro Antônio Molinari – Inácio Martins; Henrique Pedroso Correa – E.M. Profº Jacob Brenner de Barros – Imbituva; João Emanuel Vasco Ferraz de Jesus – E.M. João Paulo II – Irati; Lucas Gabriel de Jesus Moreira – E.M. do Campo Agostinho Emelindo – Inácio Martins; Mateus Romite – E.M. Professor Orlando de Carvalho – Mallet; Michel Rulian Sales – E.M. Dolores Mendes Galvão – Imbituva; Rafael Gonçalves Vieira – E.M. Maria de Jesus Turra – Inácio Martins.
Além da competição, o evento foi um momento de integração e incentivo à aprendizagem, reforçando a importância do domínio da língua portuguesa e do estímulo à leitura e à escrita desde os primeiros anos escolares.
Fotos: Leticia H. Pabis e Hellen C. Roik





















