Prefeita que busca a reeleição, tem grande folga na pesquisa apontada pelo Ágili.
Nilton Pabis
A cidade mais polonesa do Paraná, São Mateus do Sul, localizado na região Sudeste do Paraná possui segundo informações do site do município, aproximadamente, 40 mil habitantes. Estima-se que a maioria, cerca de 58% vivem na sede urbana e 42% na área rural, dos quais 5 mil estão distribuídos entre pequenas propriedades. De acordo com o TRE, atualmente São Mateus do Sul possui cerca de 29 mil eleitores que deverão ir às urnas no próximo domingo (6). E para ver a intenção de voto dos São Mateueses, a Folha de Irati contratou o instituto Agili para saber o que pensa o eleitorado.
O Agili Pesquisas e Marketing, ouviu entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro 450 pessoas, maior de 16 anos de ambos os sexos e eleitores de São Mateus do Sul. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-06384/2024, a tendendo toda a exigência da legislação eleitoral.
O instituto Agili entrevistou a população em quatro perguntas básicas buscando saber o voto espontâneo, estimulado, rejeição e definição do voto. A prefeita Fernanda Sardanha do PSD – 55 que tem como vice Adão Staniszewski disputa a vaga a reeleição enfrentando Jorge Manfroni PSDB – 45 que tem como vice Manoel Ferreto.
Quando o instituto fez a pergunta ao eleitorado em quem você votaria de forma espontânea, sem indicar o nome do candidato, Fernanda Sardanha é lembrada em 58.9% dos entrevistados enquanto que Jorge Manfroni aparece apenas com 8.7%. Não souberam responder 32,40% dos entrevistados.
Mas a pergunta que é mais relevante numa entrevista política, principalmente nesta reta final de campanha é aquela que o pesquisador mostra o nome dos candidatos. Fernanda Sardanha soma 73.30% dos entrevistados sendo que Manfroni chega em 16.20%. Os eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos somam 4% e 6.40% não souberam responder.
Fernanda tem maios expressão eleitoral na juventude. Mas o instituto também quis saber quem ainda pode mudar de voto o que já pode dar um cenário eleitoral mais convicto. Dos eleitores que responderam à pesquisa 73.6% já tem o voto definido e não mudaram de opinião enquanto 26.4% ainda pode mudar o seu voto.
Mas quando o instituto, a pedido da Folha de Irati, simula o dia da eleição projetando o voto válido onde é desconsiderado os indecisos, Fernanda Sardanha chega ao número de 81.9% contra 18.1% de Jorge Manfroni. Quando o instituto Agili pergunta em quem você não votaria de jeito nenhum Jorge Manfroni lidera com 54.40% e Fernanda Sardanha aparece com 14%. Já os eleitores que votariam em qualquer um somam 15.60% e não souberam responder chegam a 16%.
Quando se fala em expectativa de vitória, 80.20% dos eleitores dizem que Fernanda Sardanha será a vencedora. Apenas 6,90% dos eleitores dizem que Jorge Manfroni será o próximo prefeito e 12.9% não souberam responder.
Ainda, foi feito um questionamento para ver que aprova a administração municipal de SAMAS. A aprovação da atual administração é de 80.70% enquanto 14% reprova e 5.30% não souberam responder. Esta pesquisa possui um nível de confiança estimado de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,6% pontos percentuais para mais ou para menos.
O resultado de São Mateus do Sul, se confirmado nas urnas, poderá ser um dos maiores do Paraná nestas eleições. Mas o fato ainda precisa ser confirmado nas urnas.