Esther Kremer
São Mateus do Sul realizou, no fim de semana, a 4ª edição do AgroSamas que foi marcada pela diversidade cultural, agronegócio e entretenimento. O evento, que já se consolidou como uma das maiores festas populares da região, uniu shows nacionais gratuitos com Antony & Gabriel e Clayton & Romário, feira gastronômica, exposição de empresas locais e atividades voltadas para toda a família.
A prefeita Fernanda Sardanha destacou que o AgroSamas é a “festa do pertencimento”. Segundo ela, a proposta é valorizar empresas, produtores e empreendedores locais, que participam sem custos com estandes, fortalecendo a economia do município. “São mais de 80 expositores e 40 feirantes na área gastronômica, além de artistas locais e atrações nacionais. É um espaço que gera renda, movimenta a cidade e, ao mesmo tempo, integra a comunidade. Este ano, foram mais de 150 mil pessoas que passaram pela festa, foi um grande sucesso”, afirmou.

Foto: Assessoria
Realizado no centro da cidade, o AgroSamas ganhou nove quadras dedicadas às atividades. O formato permite que a população participe sem custos extras, como estacionamento ou ingressos, tornando o evento mais acessível às famílias. O vice-prefeito Adão Staniszewski destacou a força da festa para todos os setores. “É uma festa gratuita, para toda a população, mas claro que existe a feira para que o empresário possa mostrar seus produtos e também tem o agronegócio. O agro não está apenas no campo, mas também dentro da cidade, gerando emprego, renda e oportunidades”.
O presidente da Câmara, Valter Przywitowski, lembrou que o evento se transformou na maior festa da região por seu caráter gratuito e por envolver agricultores, comerciantes e famílias. “A Câmara de Vereadores tem apoiado, durante esses quatro anos, de maneira muito positiva para que tudo acontecesse, e traz o turismo, obviamente, fomenta a nossa economia. E é uma festa que, por ser gratuita, se transformou na maior da região”, disse.

Foto: Assessoria
Deputados também prestigiaram a feira, reforçando a importância do evento para São Mateus do Sul e municípios vizinhos. Toninho Wandscheer afirmou que a festa é “sinônimo de alegria, economia e turismo”, ressaltando que “investir em eventos populares não é desperdício, mas sim retorno para a comunidade. Fomenta a cidade e toda a região”.
Já o deputado Alisson Wandscheer lembrou que as festas fortalecem o turismo e valorizam produtores e comerciantes, além de comemorar conquistas da cidade. “Isso traz renda para as pessoas e além de tudo tem que comemorar as conquistas que São Mateus está tendo com obras, com investimentos, com uma administração que a prefeita tem feito com muita maestria, com resultados importantes para a cidade, então tem muita coisa para comemorar”.
O presidente da Amcespar e prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, também participou e parabenizou a organização. “Quero parabenizar a prefeita Fernanda e toda a administração pela organização. E tem um diferencial, que a festa é realizada nas ruas da cidade, isso fica bacana, vimos vários produtores vendendo, os comerciantes vendendo. O comércio gira, o dinheiro gira, gera oportunidades, gera negócios. É muito importante”.

Foto: Assessoria
Miss São Mateus do Sul 2025 e demais atrações
Além dos negócios, o AgroSamas foi palco de celebrações culturais. O evento contou com concurso de beleza, elegendo Maria Eduarda Sulte Wisniewski como Miss São Mateus do Sul 2025, que agora representará o município durante o ano e no próximo Miss Paraná. “Estou muito feliz em representar minha cidade. Quero mostrar nossa força, nossa cultura polonesa e a tradição da erva-mate”, afirmou a jovem.
A programação também incluiu a tradicional roda de chimarrão, concurso da maior folha de erva-mate, escola do mate, palestras, exposições do Parque de Dinossauros, além de atrações tecnológicas, como o centro de ciência para crianças. Segundo a prefeita Fernanda, a AgroSamas chega à sua 4ª edição consolidado como vitrine para São Mateus do Sul, “unindo tradição, negócios, cultura e lazer. É a festa do pertencimento, que nasceu para valorizar quem é daqui e mostrar a cidade como referência no agronegócio paranaense”.