Irati PR, 19:49, 26°C

O encontro teve como objetivo aproximar comerciantes e autoridades, além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da segurança na cidade, setor que tem ligação direta com o dia a dia da comunidade e do comércio local
Foto: Assessoria

Assessoria ACIAI

A Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI) promoveu a 30ª edição do Café da ACIAI, que contou com a participação da Guarda Municipal de Irati. O encontro teve como objetivo aproximar comerciantes e autoridades, além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da segurança na cidade, setor que tem ligação direta com o dia a dia da comunidade e do comércio local. O tema central foi: “Guarda Municipal de Irati: legalidade, atuação e os desafios para o futuro da segurança comunitária”.

Durante a abertura, a presidente da ACIAI, Samara Coelho, ressaltou a importância de espaços e encontros para debater a segurança pública e esclarecer quais setores compõem a Secretaria e suas atribuições específicas. “Esses cafés são uma oportunidade para que todos entendam como funciona cada área e saibam a quem recorrer em caso de necessidade. Foi um encontro muito proveitoso, tenho certeza que esclareceu muitas dúvidas e agradeço a participação de todos”, destacou.

A secretária de Segurança, Lidiane de Deus, que também é guarda municipal de carreira, foi uma das convidadas e explicou a divisão da pasta, composta pela Guarda Municipal e pelo Iratran. Ela ressaltou que os agentes do Iratran, identificados pelo uniforme azul claro, atuam exclusivamente na fiscalização de estacionamento rotativo (Estar) e em algumas funções de trânsito. Já a Guarda Municipal não tem atribuição no Estar, atuando em outras frentes de segurança pública.

Também, estiveram presentes como convidados os guardas municipais comandante Landucci e subcomandante Gura, que falaram sobre leis, atuações da Guarda em Irati como na Patrulha Maria da Penha, patrulhamento ostensivo e patrimônio púbico municipal.

Leia outras notícias