Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 14:32, 23°C

Evento contou com diversas categorias e, ao todo, premiou 120 competidores
Evento é organizado por Cesar Delong, Moov Assessoria Esportiva e Ivasko Supermercados - Foto: Cesar Delong

Karina Ludvichak

A 2ª edição do Ivasko Run aconteceu no último domingo (24), em Irati, e reuniu mais de 500 participantes na maior corrida de rua do município atualmente. Organizado por Cesar Delong, Moov Assessoria Esportiva e Ivasko Supermercados, o evento contou com uma programação diversificada com atividades para toda a família e, ao todo, premiou 120 corredores nas diversas categorias da competição.

Cesar Delong, fotógrafo e organizador da Ivasko Run, explica que a competição foi dividida por categorias: masculino e feminino, de 5 km e 10 km, subdividida de 5 em 5 anos de idade, além da categoria kids que também foi subdividida por categoria de idade. Com os vencedores de cada categoria subdividida, ao todo, 120 troféus foram entregues. Ainda, os cinco primeiros colocados gerais receberam uma premiação da patrocinadora de suplementos, Fourlab, e outros prêmios de acordo com a classificação. “É uma prova que começou a ser organizada há cinco ou seis meses […] tudo é feito para que esse momento seja o mais alegre possível para todo mundo que está participando e se divertido, e que não seja só aquele sofrimento da meia hora, uma hora da corrida, mas sim a diversão do pós-prova”, destaca.

O organizador conta que o evento já se consolidou como a maior corrida de rua de Irati, por isso já confirmou a edição do próximo ano. “Eu preciso falar ainda com o pessoal do Ivasko, mas tenho certeza que eles vão manter ano após ano”, brinca Delong.

As inscrições para a Ivasko Run acontecem de forma antecipada, cerca de quatro meses antes da competição. “A partir de janeiro a galera já pode procurar a gente que vamos divulgar as outras provas que vamos ter direto, mas a Ivasko Run está confirmada”, finaliza Cesar.

Ana Paula Ivasko, também organizadora do evento, destaca que o Grupo Ivasko “acredito muito que uma vida saudável traz uma qualidade de vida muito boa. Então, qualquer coisa que incentiva o esporte, nós somos patrocinadores do esporte em Irati e a gente gosta de incentivar isso. É um momento que, além de descontração, é focado na saúde”. A organizadora reforça que a Ivasko Run é um evento que veio para permanecer e conta que a próxima corrida já está sendo preparada. “A gente já está se preparando para a corrida do ano que vem, marcada também para novembro, em comemoração aos 27 anos do Grupo Ivasko”, disse.

O prefeito eleito de Irati, Emiliano Gomes, marcou presença no evento e comenta que o esporte vai ser um dos focos da gestão a partir de 2025. “Eu sempre falo que a cidade, ela tem que oxigenar, ela tem que pulsar e quando a gente fala oxigenar e pulsar, é sobre transpirar o esporte. Nós vamos incentivar muito o esporte, a corrida de rua, entre todas as modalidades, mas a corrida de rua vai crescer em especial”, destaca.

Luiz Augusto, da cidade de Antônio Olinto, é corredor a pouco mais de dois anos e já participou de 11 competições da modalidade e com 65 anos correu na categoria 65+ nos 10 km. Ele conta que iniciou na modalidade por conta da saúde e isso, aos poucos, se tornou uma paixão. “As coisas que eu mais gosto de fazer: eu canto, sou músico na igreja, em primeiro lugar, é lógico, louvar a Deus, e em segundo lugar é correr. São as duas coisas que eu mais adoro”.

Marlene Vanderval participou na categoria 50+ nos 10 km e diz que gostaria de correr novamente na próxima edição. “Como eu pensava antigamente que eu não iria conseguir correr os 10 km e hoje eu estou aqui correndo, então é bem emocionante”.

Veridiana correu os 5 km e a filha Ana Clara, de 8 anos, também participou da corrida. Ela desta que a corrida é uma excelente maneira de manter a saúde em dia, por isso incentiva a prática entre todos da família. “É assim que a gente sai e dá uma treinadinha, e, agora, estamos puxando ela (Ana Clara) pra ela poder treinar também, o pai dela também correu e vamos ver se a família toda consegue e continua correndo”, finaliza.

Leia outras notícias