Karina Ludvichak
No fim do ano de 2023, a Itaipu liberou um investimento no valor de R$ 2,3 milhões para a instalação da primeira usina fotovoltaica de Guamiranga e, após a finalização do projeto, atualmente está sendo feita a instalação da base estrutural de ferro para dar suporte as placas solares nos prédios públicos do município.
Instaladas em sete diferentes pontos nos prédios públicos do município, as placas solares devem gerar uma economia anual de R$ 300 mil para os cofres da Prefeitura.
Marcelo Leite, prefeito de Guamiranga, conta que a instalação desse modelo de usina em Guamiranga é um marco histórico. “Esse é um grande investimento para o município, e que com certeza vai trazer bastante economia para os cofres públicos”, disse.
As placas solares serão instaladas em sete diferentes pontos, sendo eles: no prédio da Secretaria de Saúde; no prédio da Secretaria de Agricultura; na Secretaria de Obras; na Clínica da Mulher; na Escola da Boa Vista; na Escola da Água Branca e no prédio da Prefeitura.
De acordo com Leite, a verba para o investimento da usina foi destinada para o município porque a “gestão se adiantou na elaboração do projeto, cumprindo todo o protocolo necessário e conseguiu o recurso a fundo perdido. A agilidade da equipe foi indispensável para que tal investimento fosse conquistado. A instalação dessa usina fotovoltaica vai gerar mais economia no consumo de energia nos prédios públicos de Guamiranga. Com certeza, é um investimento importante e necessário”, finaliza o prefeito.