Com a chegada do Outono outros fenômenos típicos desta época do ano ocorrem quando a temperatura fica mais baixa. Vamos descobrir hoje detalhes sobre a geada.
O que é?
Geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas. A definição é o congelamento do orvalho sobre a superfície. Em outras palavras, a formação de cristais de gelo sobre uma superfície.
Os períodos mais comuns de ocorrência são o inverno ou o outono, quando as temperaturas estão mais baixas e no Brasil, as geadas atingem as regiões Sul e Sudeste e parte do Centro-Oeste do país. Mas as geadas também podem acontecer em outras épocas do ano, com a passagem de frentes frias ou de massas de ar polar.
Onde ocorre geada no Brasil?
No Brasil, a geada branca um fenômeno muito comum no Sul do Brasil. Pode ocorrer várias vezes no período de outono-inverno. Estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio De Janeiro também registram eventos de geada com frequência na época do do outono/inverno. Mas a geada pode ocorrer até no verão, desde que as condições atmosféricas sejam adequadas.
Curiosidade
Em junho de 2016, durante a passagem de uma massa de polar muito forte sobre o Brasil, a região metropolitana de São Paulo registrou geada por cinco dias consecutivos. Foi uma situação rara!
Geada revela belas paisagens
A geada branca é conhecida por deixar a paisagem branquinha e é a mais comum e, quando acontece com moderada a forte intensidade, deixa os gramados e os capôs dos carros branquinhos. Este é um fenômeno típico de noites calmas, com vento fraco, com pouca ou nenhuma nebulosidade no céu. Pode gear em cidades litorâneas, mas não na areia da praia.
A geada branca derrete pouco a pouco com o calor do sol. Quando há muita geada, numa grande área, o derretimento pelo sol cria uma paisagem esfumaçada, como se muitas chaminés estivessem soltando fumaça. Telhados e gramados ficam enfumaçados.
Mas, também existe a geada negra.
O que é geada negra?
A geada negra é a queima da vegetação por ação de ventos frios muito fortes. Pode ocorrer mesmo durante o dia. É um fenômeno pouco comum associado com a ocorrência de ventos moderados a fortes e muito frios provocados pela chegada de fortes massas frias de origem polar.
Quando ocorre a geada negra, a vegetação fica escurecida, com aspecto queimado. A geada negra é muito mais danosa do que a geada branca, pois queima a seiva no interior das plantas, o que impede a sobrevivência da planta.
Um raro e muito forte evento de geada negra ocorreu no estado do Paraná em 18 de julho de 1975. Este é um fato meteorológico histórico e dramático para o estado do Paraná, pois dizimou as plantações de café do norte paranaense. A perda total das lavouras gerou também uma grave crise financeira e social no estado do Paraná.