Irati PR, 21:13, 21°C

Vereador Ronaldão morre aos 54 anos, vítima de câncer

Doença foi descoberta em 2016 e, apesar de todos os tratamentos, em 2023 ele pediu afastamento do cargo de presidente

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Esther Kremer

O vereador José Ronaldo Ferreira, o Gauchão ou o Ronaldão do Povo, como gostava de ser chamado, faleceu na manhã de terça-feira (30), aos 54 anos, vítima de câncer. Ronaldão estava internado na Santa Casa de Irati e lutava contra um câncer no estômago há meses. Ronaldão foi uma pessoa integra e nobre ao fim da vida, foi doador de órgãos e doou as córneas.

A doença foi descoberta em 2016 e, apesar de todos os tratamentos, em 2023 ele pediu afastamento do cargo de presidente. O velório aconteceu no Plenário da Câmara Municipal.

Em nota oficial, a Câmara de Vereadores de Irati disse que “sempre muito participativo na comunidade e na política iratiense, Ronaldão deixa um grande legado à cidade de Irati, em especial à comunidade da Vila São João. Natural de Inácio Martins, nascido em 12 de julho 1970, filho de Pedro de Almeida Ferreira e de Vitoria Lopes Ferreira. Casou-se com Joana Reche Ferreira, em nove de outubro de 1991, com a qual teve uma filha, Marilia Ferreira, nascida em onze de outubro de 1993. Ronaldão também prestou serviço militar entre 1989 e 1991. Além de vereador, Ronaldo também tinha como ocupação a agropecuária”.

Ronaldão foi vereador por três legislaturas: 2005 a 2008; 2009 a 2012 e de 2021 até o presente o momento. Ao longo da sua vida pública, manteve um compromisso com o progresso do município e trabalhou intensamente na defesa dos interesses da comunidade iratiense.  Além disso, partilhava mensalmente de 50% do seu subsídio com diversas instituições do município, promessa feita na campanha de 2020.

Em nota, o prefeito Jorge Derbli disse que “é com profunda tristeza que recebi a informação sobre o falecimento do vereador e presidente da Câmara de Irati, José Ronaldo Ferreira, o “Ronaldão” na manhã desta terça-feira (30). Sua dedicação e compromisso com a nossa cidade marcaram uma trajetória de três mandatos exemplares, pautados pelo trabalho árduo e pela busca incessante pelo bem-estar da população. Ronaldão do Povo, como era conhecido por muitos, deixou um legado de integridade, respeito e amor por Irati. Seu empenho em prol do desenvolvimento do Município e a defesa incansável dos interesses da população jamais serão esquecidos”.

Ainda, o prefeito agradeceu a Ronaldão por todo o esforço feito em prol da cidade de Irati. “Agradeço imensamente pelo seu trabalho e vida pública, que com sua liderança e coração generoso, fez a diferença na vida de muitos iratienses. Que seu espírito de serviço e devoção ao nosso município inspire futuras gerações. Em meu nome e de toda administração, os mais sinceros sentimentos à família, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar ao lado do grande companheiro que foi o Ronaldão. Que Deus conforte a todos neste momento de dor”, disse Derbli.

O atual presidente da Câmara de Vereadores, João Henrique Sabag, que até então assumia interinamente o cargo e, agora, passa a assumir definitivamente a presidência, lamentou a morte de Ronaldo. “Estamos todos muito tristes com o falecimento do amigo e colega de vereança. O Poder Legislativo está de Luto, Ronaldão do povo como era conhecido, político nato, muito sensível às causas da população e principalmente os menos favorecidos. Uma grande perda para Irati, assim como para todos que o conheciam. Meu respeito ao Ronaldo e meus sentimentos e carinho a toda sua família”.

Nas redes sociais, a população também lamentou a morte do parlamentar que era bem visto pelos iratienses. Ronaldão deixa sua esposa e uma filha. A Folha de Irati se solidariza com os familiares e amigos do eterno Gauchão.

Leia outras notícias