Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 16:25, 27°C

A audiência do Jubileu, neste sábado (1º/3), foi cancelada. Na semana passada, o papa Francisco teve crises respiratórias
Foto: Franco Origlia/Getty Images

Metrópoles

Vaticano divulgou, nesta sexta-feira (28/2), o novo boletim médico do papa Francisco. Segundo a Santa Sé, o pontífice apresentou um ataque isolado de broncoespasmo, o que ocasionou um episódio de vômitos por inalação e um agravamento repentino do quadro respiratório.

“O Santo Padre foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas”, informa ainda o boletim. O prognóstico segue reservado.

prognóstico reservado?

  • Segundo o Ministério da Saúde, o prognóstico é a previsão de como uma doença pode evoluir depois de ser diagnosticada.
  • Já o termo “prognóstico reservado” indica que o estado de saúde do paciente é grave e exige cuidados intensivos e especiais.
  • No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.

Mais cedo, o Vaticano havia informado que Francisco “transcorreu uma noite tranquila e mantém seu repouso”. Na manhã desta sexta, ele recebeu a Eucaristia.

O pontífice está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro. Na noite dessa quinta-feira (27/2), o boletim informou que o papa continua recebendo oxigênio. Em relação à complexidade do quadro clínico, diz o comunicado, são necessários mais dias de estabilidade clínica para obter o prognóstico.

Leia outras notícias