Fernandes Pinheiro é contemplado em projeto de Rede Elétrica Inteligente

Através do projeto da Copel, os munícipes devem receber medidores inteligentes com instalação gratuita

José Pabis

A Copel está implantando um novo projeto no Paraná, que traz consigo a rede de distribuição de energia mais moderna do Brasil, denominada de “Rede Elétrica Inteligente” que traz: agilidade no atendimento, qualidade na energia, automatização do sistema e redução do tempo de desligamento provocado por intempéries, possibilita o controle do consumo pelo cliente, entre outros benefícios.

Fernandes Pinheiro é um dos municípios da região contemplados pelo projeto, no qual a empresa está fazendo a troca dos medidores de forma totalmente gratuita para os consumidores.

Nesta primeira etapa, estão sendo investidos R$ 820 milhões nas regiões Leste, Sudoeste e Oeste do Paraná. É previsto que a Rede Elétrica Inteligente chegue ao resto do estado nos próximos anos.

Na sua casa você terá a leitura do gasto em tempo real, a capacidade de fazer a gestão do consumo, e se produzir energia solar a medição é automática. Já na Copel eles terão Diagnóstico imediato em caso de quedas, religação automática remota, nos casos de intempéries ou acidente, menos desligamentos e religação mais rápida e uma melhor qualidade na energia fornecida.

A rede será composta por sistemas de reconfiguração (religadores automáticos e chaves automatizadas) que serão interligados a um sistema de informação e telecomunicações. A leitura será feita de forma remota e imediata.

Na primeira fase, foram atendidos 73 municípios, 462 mil imóveis. Já na segunda fase são atendidos 28 municípios (+ ilha do mel), 511 mil imóveis. E na terceira fase 50 municípios 600 mil imóveis

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.