Em Irati, secretário Roni Miranda lança Projeto Agrofloresta Paraná

O projeto prevê o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas

Esther Kremer e AEN

A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta sexta-feira (20), no Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Costa e Silva, em Irati, o Projeto Agrofloresta Paraná. A data foi estrategicamente escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, celebrado neste sábado (21), destacando a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 100 mil no projeto.

A ação prevê o plantio de 40 mil mudas de espécies nativas, com a distribuição inicial de 20 mil mudas entre 15 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs). Estima-se que cerca de 3,5 mil a 4 mil estudantes serão diretamente impactados, participando de atividades práticas de plantio, manejo e monitoramento das mudas.

O Projeto Agrofloresta Paraná tem como objetivo principal fomentar a cultura de sustentabilidade nas escolas e comunidades do Estado. A iniciativa busca sensibilizar alunos, professores, funcionários e pais sobre a importância da preservação do meio ambiente, promovendo ações que ajudem a reduzir os impactos ambientais negativos.

Foto: Esther Kremer

O evento contou com a presença de autoridades locais que participaram do plantio das primeiras mudas de árvores, um ato simbólico de compromisso com o meio ambiente.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o Projeto Agrofloresta Paraná é um passo fundamental para a construção de uma cultura ambiental mais consciente.

“É uma alegria imensa fazer esta visita, principalmente para o lançamento deste projeto. O Paraná é o estado mais sustentável, sob a liderança do governador Ratinho Junior. Esse programa partiu de Irati, do Colégio Florestal, a disseminação de 40 mil mudas que serão distribuídas por todos os Colégios Agrícolas do Paraná. Isso leva o nosso estudante a ter a consciência sobre a sustentabilidade e o cuidado com a natureza, a preservação ”, afirmou.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Marcelo Koma, também falou sobre o projeto e a importância para a região e todo o estado. “O colégio tem uma importância grande quando falamos de sustentabilidade, é referência no estado. Sabemos dessa importância e todo o trabalho que a equipe do governador Ratinho fazem no Paraná. É um trabalho conjunto em prol da natureza”, comenta.

A diretora geral do Colégio Florestal, Mariane Pierin Gemin, falou sobre o status de referência que o Colégio Florestal tem no estado. “Ficamos muito felizes com o apoio da Secretarial de Educação do Estado e de todas as entidades ambientais. É um conhecimento técnico, saindo de uma escola pública, onde nós temos muitos estudantes envolvidos. A sustentabilidade gera um bem-estar e, com o trabalhp que estamos fazendo, isso será perceptível por todos”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.