Por Poliana Kovalyk – Comunicação Unicentro
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi uma das instituições contempladas na Chamada Pública 04/2025 da Fundação Araucária, dentro do Programa Institucional Top Managers. Intitulado “Centros de Excelência – Integrando Redes de Competência de Pesquisa em CT&I do Estado do PR”, o projeto é coordenado pelo diretor do Câmpus Cedeteg e docente do Departamento de Física, Ricardo Yoshimitsu Miyahara. A iniciativa da Unicentro foi a única desta linha temática selecionada no Paraná e contará com financiamento de até R$ 2,1 milhões ao longo de três anos.
A proposta busca consolidar uma rede única de ecossistemas de inovação no território paranaense. “O nosso objetivo é fazer uma rede associada de centros de excelência e estratégias de inovação. Será feito um mapeamento geral do estado, do que nós temos de efetivos, pessoas, laboratórios e ecossistemas de inovação espalhados. Depois, o trabalho será focado em tornar esses centros todos referenciados e uma rede única trabalhando em conjunto”, explicou.
O mapeamento permitirá traçar planos de curto, médio e longo prazo, fortalecendo as ações de inovação no Paraná. “Esse levantamento vai ser importante, porque será possível identificar com precisão o que está acontecendo de ciência, tecnologia e inovação para desenvolver esses ecossistemas”. A expectativa é que, a partir disso, também seja possível fortalecer parcerias estratégicas entre universidades, setor produtivo e agentes de fomento. “Facilita, por exemplo, planejamentos estratégicos para financiamentos, especialmente em parcerias entre a indústria, universidades e institutos de ciência e tecnologia. E o foco é a inovação em todas as áreas”, acrescenta Miyahara.
Um dos diferenciais do projeto é a participação do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Paulo Alvim, que atuará como gestor estratégico. “Foi uma surpresa muito positiva. Convidamos o Paulo Alvim para ser essa pessoa estratégica no projeto e ele aceitou. Paulo é referência no âmbito federal, estadual e municipal, com expertise na área de ecossistemas de inovação. Isso dá ainda mais relevância ao trabalho que será desenvolvido”. Na avaliação de Ricardo, a iniciativa trará benefícios para o estado, mas especialmente para Guarapuava e para a Unicentro, que terão evidência no cenário da inovação.
Programa Top Managers
O Programa Institucional Top Managers tem o objetivo de atrair e engajar profissionais do Brasil e do exterior com ampla experiência e excelência na gestão de ciência, tecnologia e inovação. Estes profissionais devem ser capazes de atuar como articuladores, na formação e manutenção de equipes, como fonte geradora e transformadora de conhecimento para aplicação em programas e projetos de relevância para desenvolvimento técnico-científico, socioeconômico e ambiental do estado e do país.
Para ter acesso ao resultado do edital, clique aqui.