Sthefany Brandalise
Entre os dias 7 e 9 de novembro, o município de Teixeira Soares se prepara para receber uma das maiores festas do calendário regional, a 9ª edição da Expotexas. O evento, que será realizado no Centro de Eventos Miguel Belinoski, promete movimentar a cidade com uma ampla programação voltada à cultura sertaneja, reunindo grandes nomes da música nacional como Loubet, Gino & Geno e Carreiro & Capataz e competidores do Circuito de Rodeio Duelo de Gigantes, válido pela Liga Nacional de Rodeio (LNR).
O evento deste ano traz uma grande novidade: o Circuito de Rodeio Duelo de Gigantes, válido pela Liga Nacional de Rodeio (LNR), que classificará o campeão para disputar o Barretão 2026, o maior rodeio da América Latina. Além disso, a festa contará com provas tradicionais, como os Três Tambores, e uma estrutura completa de shows e atrações para toda a família.
A expectativa é de um público recorde, que poderá acompanhar de perto as montarias mais emocionantes do circuito nacional. diretora do Departamento de Cultura, Rosy Savicki Matos, destacou o empenho da organização em oferecer uma programação diversificada e de alto nível. “O Rodeio é muito esperado pelo público, porque é algo que todo mundo gosta, e esse ano traremos também a Liga Nacional de Rodeio, ou seja, o vencedor aqui será classificado por Barretão 2026, então, é uma alegria trazer isso, inclusive teremos também a prova dos Três Tambores, que as meninas pedem muito, além de várias atrações com show nacionais”, disse.
O rodeio contará ainda com grandes nomes reconhecidos no cenário nacional. Rodrigo Costa será o apresentador oficial, Marco André assume o posto de comentarista, Vitor Morais traz sua voz marcante como locutor padrão, e os consagrados Gaio Barcelos e André Paraná completam o time de locutores que prometem comandar a arena com emoção do início ao fim.
A programação musical também promete agitar o público. Na sexta-feira (7), o show principal será com Loubet, que sobe ao palco após a abertura oficial do rodeio e da prova dos Três Tambores. No sábado (8), o público poderá saborear o tradicional almoço com porco no rolete, assistir à apresentação da Banda Municipal Guarany e, à noite, curtir o show com a dupla Gino & Geno, após as montarias da Liga Nacional.
Já o domingo (9) será dedicado à família, com o retorno do almoço com porco no rolete, apresentação da Turma da Alegria para as crianças, o Baile da Terceira Idade com Crioulo Batista e, encerrando a festa, o show nacional com Carreiro & Capataz.
Durante todos os dias, o público poderá aproveitar ainda a exposição em geral e praça de alimentação.