Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 00:47, 8°C

Kompany diz que Flamengo é um time "top" e elogia atuações de sul-americanos na Copa de Clubes.
foto: Reprodução Folha do Leste

GE

Vincent Kompany, técnico do Bayern de Munique, elogiou a atuação do Flamengo na partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes neste domingo. O treinador belga disse que os cariocas, que perderam por 4 a 2, não apresentaram um nível muito diferente dos jogos que os alemães fazem na Europa.

— Jogamos contra um time top hoje, não pareceu muito diferente dos jogos que fazemos quando enfrentamos os jogos mais difíceis da Europa — disse Kompany, ao analisar o confronto contra o Flamengo.

Kompany analisou que a Europa não tem tantas vantagens sobre a América do Sul no futebol. Ele disse que as crianças sul-americanas são mais apaixonados pelo esporte do que as europeias.

— A diferença é que os times sul-americanos têm futebol no sangue. O Brasil tem 210 milhões de pessoas que são doidas por futebol, que jogam futebol em todos os lugares. Elas têm Playstation, TVs… Nossas crianças na Europa nem sempre são tão envolvidas com o jogo. Há algumas vantagens para os times sul-americanos, não é sempre só sobre o dinheiro ou sobre a percepção de qualidade.

Ao analisar os confrontos contra brasileiros, o técnico do Bayern de Munique analisou que o Boca Juniors e o Flamengo foram competitivos contra a equipe dele, mas destacou outros jogos que os sul-americanos fizeram, como o jogo do River Plate contra a Inter de Milão e como o próprio Flamengo derrotou o Chelsea.

— Times europeus são superiores taticamente? Não… você sabe quantos treinadores vieram da América do Sul? Treinadores como Bielsa… e se você olhar para Filipe Luís… O campeonato não acabou. River fez um jogo muito competitivo contra a Inter, o Boca foi muito competitivo contra nós. Sim, há dois times brasileiros a menos, mas também porque houve um jogo entre dois times brasileiros. Todo jogo está sendo competitivo.

— Eu vi o jogo entre Chelsea e Flamengo, e o Flamengo venceu o jogo contra um time que tem uma quantidade incrível de qualidade. E foi um jogo extremamente tático. Acho que os níveis são bem parecidos. E em algum ponto um time tem que ganhar.

Kompany disse que o Bayern de Munique pressionou a saída de bola do Flamengo, que é muito boa, segundo o treinador belga, e impôs dificuldades para seguir sempre perigoso.

— Mesmo que eu tenha muita experiência como jogador, nunca joguei muitas vezes nesse clima. Fiquei preocupado com depois dos vinte minutos. Era um jogo competitivo. Acho que tivemos um momento em que defendemos com a linha baixa. A maneira em que concedemos o pênalti foi desnecessária. Mas sempre que conseguimos fazer uma boa pressão na saída de bola deles, que tem qualidade, são muito bons nisso. A chave foi que sempre nos mantivemos perigosos no ataque. Acho que essa foi a chave. Poderíamos marcar a qualquer momento.

Leia outras notícias