Karina Ludvichak, com reportagem de Letícia H. Pabis
O Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, de Rebouças, promoveu no último domingo (31) o 1º Festival do Risoto, iniciativa que reuniu seis restaurantes da região em um evento gastronômico marcado pela solidariedade. Todos os convites foram vendidos antecipadamente, demonstrando o forte engajamento da comunidade com a causa.
Segundo a diretora-geral do hospital, Magali Saleta de Camargo, a ideia surgiu a partir de outras ações já realizadas pela instituição e tem como intuito a arrecadação de verbas para manutenção e outros investimentos no hospital. “Nós temos feito muitos eventos em prol do hospital […] E o festival do risoto veio de uma experiência que eu já tinha tido em Irati […] Nós fizemos lá, vamos fazer aqui também. E com pessoas envolvidas, com um grupo organizando, nós fizemos esse festival. O primeiro festival. Porque já estamos sonhando com o segundo”, disse.
Com cerca de 400 ingressos vendidos, o evento superou as expectativas da organização. E para o vice-prefeito Mauro Paluch, a iniciativa reforça a união entre a comunidade e se concretiza no sucesso e solidariedade coletiva. “É importante a gente mostrar que o povo reunido, quando quer ajudar, as coisas acontecem. Agradecemos a todo mundo que acreditou e trabalhou junto”.

Miss Rebouças 2025, Camilly Rodrigues, coroada no sábado (30/08) – Foto: Reprodução Instagram / Arquivo Pessoal
Participaram do evento restaurantes de Rebouças, Irati e Ponta Grossa. Magali explicou que foram convidados estabelecimentos locais e parceiros da região e compareceram ao evento os restaurantes: Boheme Bar e Gastronomia, representado pelo chef Zanon; Lopes, sob o comando da chef Regiane Toledo; MiPadres, com o chef Sérgio Henrique Froes; Terroá Gastronomia, com a chef Priscila Lopes; e Supermercado Stroparo, com a participação da chef Marina Duda. “Mais do que chefes, são amigos, são parceiros do Hospital”, destacou a diretora.
SABORES REGIONAIS E SOLIDARIEDADE
Cada restaurante trouxe um prato especial para o evento. A chef Regiane de Toledo destacou a valorização da culinária local. “Nós trouxemos o risoto de galinha caipira com chips de banana da terra, representando a nossa cultura, a nossa região aqui com sabor regional”, disse.
No mesmo sentido, o chef João Vitor Zanon Paludeto, do Boheme, preparou um prato que une ingredientes regionais com técnicas diferenciadas, trazendo uma receita de risoto de erva-mate com barriga de porco caipira assada. “Para gente é muito gratificante (participar do evento) porque a gente colou um negócio de tentar ajudar o próximo, tentar ajudar o hospital. E como a gente mora aqui, nada mais justo do que fazer a nossa parte”, enfatizou Zanon.
De Ponta Grossa, o restaurante MiPadres apresentou uma combinação amazônica e brasileira. O chef Sérgio Henrique Froes conta que a escolha foi por um risoto de pirarucu com raspas de limão rosa e castanhas, buscando trazer algo diferente e que atraísse mais pessoas para a iniciativa. “A gente gosta sempre de estar fazendo alguma coisa para ajudar. E como tem bastante amigos nossos aqui, a gente fez questão de vir ajudar o hospital que está precisando”.
Outro destaque foi o Terroá Gastronomia, de Irati, que levou um risoto de costelinha suína. O gestor Wilton José da Silva aproveitou a ocasião para destacar o espírito solidário da ação. “Eu acredito que mais do que cozinhar, a gente está fazendo uma ação beneficente e está tentando fazer uma coisa em um conceito maior, ajudar todo mundo, que essa é realmente a verdadeira intenção desse evento aqui”.

Iniciativa que reuniu seis restaurantes da região em um evento gastronômico marcado pela solidariedade – Foto: Letícia H. Pabis
O Supermercado Stroparo, também de Rebouças, participou com um prato que reflete as origens da família. O representante Lucas Chiqueto explicou que a receita foi inspirada na descendência italiana. “A gente escolheu esse prato aqui por causa que a chefe Marina Duda, que também é nossa prima, integrante da família Stroparo, tem descendência italiana e o pessoal aqui da nossa região também é muito italiano”, destacou.
Já a Casa Nobis, de Ponta Grossa, levou dois pratos ao festival: um risoto vegetariano de cogumelos e um doce. O chef Maurício Antônio Nobis revelou que aceitou o convite como um desafio. “Eu pensei que eu ia fazer somente o risoto doce. Daí eles me intimaram, ‘vão fazer vegetariano’, então eu estou fazendo de cogumelo e o risoto doce”, brincou o chef.
Além da gastronomia, o Festival do Risoto contou com atrações culturais e a presença da Miss Rebouças 2025, Camilly Rodrigues, coroada no último sábado (30) ao lado da 1ª Princesa Gabriela Ukrainski e da 2ª Princesa Júlia Eduarda, que fez sua primeira aparição pública após vencer o concurso. “Foi uma das melhores experiências que eu já tive na minha vida. E eu estou muito feliz por ser escolhida para carregar esse título de Miss Rebouças, trazer representatividade e atividade para as mulheres e para todos que me acompanham”, disse Camilly.