Esther Kremer
Na tarde de terça-feira (14), o socorrista da Secretaria de Saúde de Rio Azul, Hélio Pinskoki, foi o herói de uma família e conseguiu salvar um bebê de apenas 20 dias, o Isac, que estava com as vias aéreas obstruídas. Graças a tranquilidade e especialização do socorrista, o bebê foi salvo e está sob os cuidados da mãe.
Segundo relatos da própria mãe, Leoni Ivaskio, o bebê teria se afogado após ela dar o remédio para cólicas. “Ele ficou engasgado e eu entrei em desespero, chamei minha outra filha que estava no quarto, ela pegou o Isac pois eu não sabia fazer a manobra para desafogar”, disse.
A filha mais velha teve a ideia de levar o menino até a Secretaria de Saúde onde encontrou o socorrista Hélio. A mãe de Isac relatou que desde o momento do bebê ter se afogado até a chegada na Secretaria demorou cerca de 15 minutos. “Eu só conseguia pedir a Deus para salvar o meu filho, pois estava vendo que ia perder ele, estava todo roxinho e não respirava mais. Mas graças a Deus deu tudo certo”, desabafou Leoni.
O socorrista explica que estava na Secretaria quando a família chegou em desespero, segundo relato, o bebê já estava roxo e não respirava. “Ele já estava bem roxinho, então realizei a manobra uma vez, ele voltou, mas logo em seguida parou de respirar, fiz novamente a manobra e, graças a Deus, ele voltou a respirar de vez”.
Hélio disse que é um orgulho sem tamanho poder ajudar a família e salvar uma vida. “Graças a Deus conseguimos salvar o Isac, um orgulho sem explicações. Eu estou arrepiado até agora. Na hora não consegui pensar direito, só fiz o que precisava ser feito e quando ele voltou eu fiquei muito emocionado”, comenta.
Ainda, a mãe de Isac agradeceu ao socorrista pela dádiva em salvar o seu filho. “Nossa eu não tenho palavras para agradecer a Deus e ao Hélio, ainda estou tremendo com tudo que aconteceu. Agora estou feliz, aliviada e vou agradecer pelo resto da minha vida”.
A secretária de Saúde, Cristiana Schvaidak, foi até a casa da família e, segundo ela, é um orgulho ter profissionais capacitados na Secretaria. “Tenho um orgulho imenso dos meus profissionais, esta criança não poderia estar em melhores mãos. O Hélio estava pronto, estava tranquilo, não se desesperou, fez tudo que aprendeu, salvou uma vida e é o nosso herói hoje, com certeza ele merece todas as homenagens”, disse.
Cristiana disse que o Isac recebeu todos os cuidados médicos necessários e está bem, aos cuidados da família.