Sthefany Brandalise
Após seis anos à frente da Secretaria de Educação de Teixeira Soares, Simone Baumel Tulio, faz um balanço de sua gestão, destacando os avanços na área educacional. Durante esse período, diversos investimentos foram realizados para fortalecer a qualidade do ensino, promover inclusão e oferecer melhores condições para alunos e profissionais da rede municipal.
Entre as conquistas mais notáveis, o município elevou sua nota no IDEB e recebeu o selo ouro no Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, reflexo dos investimentos realizados na formação docente e na melhoria da estrutura educacional. “Isso é motivo de orgulho, sinal de que a administração municipal se preocupou com a educação e investiu na educação”, afirma Simone.
O município deu passos importantes na implementação do ensino em tempo integral, explica Simone. “Nós já tivemos uma das nossas escolas contempladas com o programa do tempo integral, que é a Escola Municipal Padre Ladislau Maibuk, e para 2025 teremos na Escola Municipal Alteny Maria”.
Além disso, a Secretaria também realizou diversos investimentos. “Nós tivemos uma reforma geral na Escola Alteny Maria, que foi a reforma maior e tivemos vários investimentos com equipamentos, quadros, parques novos, livros, etc. ”, diz.
Uma inovação foi a inclusão de monitores em todas as linhas de ônibus da frota municipal, Simone diz que “através da administração municipal conseguimos os monitores, então hoje em nós temos monitores nos ônibus, fazendo com que os alunos cheguem em suas casas com uma maior segurança”, diz.
Entre os projetos destacados, o Folha na Escola trouxe o jornal impresso para as salas de aula, incentivando a leitura. “Hoje em dia as crianças têm muito contato com o celular e acabam não tendo tanto contato com o jornal escrito, então fazer com que as crianças tenham esse jornal em sua mão foi muito empolgante. É um projeto fantástico que com certeza o município deve aderir em outros anos, porque foi um projeto que trouxe um diferencial para os nossos alunos em sala de aula”, finaliza Simone.
Apesar dos avanços, Simone reconheceu os desafios enfrentados, como a contratação de professores. “Nós temos uma demanda cada vez maior de alunos, e mesmo com o nosso quadro de professores concursados nós não conseguimos atender a demanda, então nós tivemos que fazer PSS. A dificuldade é na hora de contratação de professores, porque a demanda está grande e nós não tínhamos professores suficientes, mas foi já foi solucionada. O desafio é fazer com que a educação municipal seja cada vez melhor, nós queremos que a educação avance cada vez mais”, finaliza.