Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 20:42, 28°C

Evento aconteceu na segunda-feira (22) e reuniu cerca de 500 pessoas

Karina Ludvichak

Levando em consideração a queda econômica que diversos países sofreram durante a pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia e a safra recorde de soja que reduziu o preço de comercialização do grão em 2023, falar sobre mercado e investimentos, ainda é um tema que traz certos tabus e dúvidas para os associados de instituições financeiras. Por isso, o Sicredi Centro-Sul está promovendo o InvestTalks, que será realizado em quatro cidades. A primeira edição do evento, que reuniu cerca de 500 pessoas, aconteceu na segunda-feira (22), no Espaço Santo Fole, em Irati.

As próximas edições do InvestTalks vão ser realizadas em Prudentópolis, município sede da regional do Sicredi Centro-Sul, União da Vitória e Telêmaco Borba.

AtaidesLuisMarconato, diretor de Negócios do Sicredi Centro-Sul, ressalta a importância de abordar sobre investimentos e mercado financeiro com seus associados. “Nada mais justo do que trazer informações de qualidade para o associado, para sua tomada de decisão, na hora de realizar seu investimento, para que ele busque a maximização de seus resultados. E este evento tem esse grande propósito, e o cooperativismo tem esse diferencial. O 5º principio do cooperativismo traz ‘educação, formação e informação”, finaliza Marconato.

Para o evento, a cooperativa traz como palestrante Felipe Campos IturrietAlbaini, especialista em Investimentos e Mercado de Capitais, Produtos Financeiros, Banking e analista Sênior de Investimentos no Sicredi, que aborda assuntos relacionados ao cenário econômico global e nacional. Felipe comenta que, de acordo com a visão da cooperativa, a inflação ainda é persistente, por isso, muitos bancos subiram as taxas de juros para tentar combater a inflação, mas que no mercado atual há certa recuperação econômica, onde a inflação aos poucos está reduzindo. “Já se começa a discutir sobre a queda na taxa de juros até o final do ano”.

O especialista explica que é um desafio abordar o tema “investimento” com os clientes, já que alguns possuem um nível maior de conhecimento a respeito do assunto e outros conhecem pouco. “Muitas vezes nós temos grandes investidores que não possui conhecimento muito grande sobre o assunto, então a proposta é trazer comparativos e os diferentes tipos de investimentos, justamente para dar uma ‘luz’ ao cliente”.

Felipe conta que os associados, às vezes, possuem pouco tempo para estudar sobre o mercado ou analisar quais as melhores formas de investimentos, por isso, o evento do InvestTalks é importante, pois aborda diversos aspectos sobre os riscos, cautelas que devem ser tomadas, além de ajudar o associado a reconhecer qual o seu perfil dentro do mercado de investimentos. “Os nossos gerentes buscam ficar próximos dos associados, justamente para trazer soluções, para que ele possa tomar a melhor decisão para o seu negócio de acordo com o perfil que ele tem”.

FrancisleneKruppa de Morais, gerente da Agência Sicredi localizada na Rua Antônio Cavalin de Irati, explica que o evento é de grande importância para os associados, e que as equipes da cooperativa estão em constante capacitação para atender as necessidades dos clientes. “A nossa equipe está preparada para atender os associados. Nós temos uma especialista que atende as duas agências de Irati para falar sobre investimentos e, agora, nós vimos a importância de passar esse conhecimento para nossos associados”, completa.

“O Sicredi tem um portfólio muito grande de investimentos, que vai deste o perfil conservador até o mais arrojado, e para a tomada de decisão é necessário ter esses conhecimentos. Claro que nossa equipe de colaboradores tem, hoje, um trabalho bem focado neste assunto, assim como também temos especialistas em investimentos”, comenta Emerson de Lara, gerente da Agência Central de Irati.

Durante a palestra, Felipe abordou também sobre a importância do mercado agro para o país e explica que apesar da queda na comercialização de commodities como, por exemplo, a soja, ainda existe um lado positivo, “pois há a possibilidade de investimentos”, principalmente, para o produtor rural, já que a tendência é a redução no preço dos insumos. “O agronegócio é extremamente importante para o Brasil, seja por termos de PIB, ou na questão do empregador”, complementa.

Felipe ressalta que o investimento contribui para a economia da cidade, e que o Sicredi é uma das cooperativas mais bem avaliadas e mais seguras para se investir. Mas esclarece que “todo investimento tem algum tipo de risco envolvido”, por isso, eles buscam “ser práticos e ter uma comunicação simples” com os clientes.

Leia outras notícias