Secom de Irati
O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Irati alerta a população em relação a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. A melhor forma de prevenção é eliminar recipientes que possam acumular água parada, que podem se tornar possíveis criadouros.
Em Irati, do dia 1º de dezembro do ano passado até o dia 10 de janeiro, cinco casos suspeitos foram investigados, sendo quatro negativos e um ainda aguarda o resultado. Agentes de endemias do município continuam as visitas a imóveis, em um trabalho de prevenção junto a população.
A transmissão da dengue acontece por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem acontecer.
O mosquito Aedes aegypti também é responsável por transmitir, além da dengue, a zika e a chikungunya.
ALGUMAS DICAS
- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros
- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.
- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.
- Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.