Assessoria 4ª Regional de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), através do secretário Beto Preto e da diretora de Obras para Saúde e engenheira civil Marianna do Rocio Cardoso, autorizou o município de Inácio Martins a iniciar o processo licitatório para a construção de um novo Pronto Atendimento Municipal 24h (PAM), uma obra com aporte de R$ 7 milhões do Estado. A liberação foi formalizada por meio de documento técnico vinculado ao Termo de Adesão firmado pelo município, dentro das diretrizes estabelecidas pela Resolução Sesa nº 1774/2025.
A obra é uma antiga demanda da população e foi viabilizada com apoio direto do deputado Artagão Júnior, do secretário Beto, do prefeito Dimas Vier e do vereador Gil Nelson, que atuaram para garantir o aporte estadual. O modelo do PAM faz parte de uma estratégia inovadora criada pelo Governo do Estado para descentralizar os atendimentos hospitalares e melhorar a resolutividade da rede de urgência nos municípios de menor porte.
A autorização representa o avanço de uma etapa administrativa que vinha sendo conduzida há mais de seis meses. Durante esse período, o projeto passou por análises técnicas e adequações necessárias até o cumprimento dos requisitos exigidos para a liberação do início da licitação.
Com a autorização, a Prefeitura de Inácio Martins passa a ser responsável pela condução do processo licitatório, seguindo os critérios estabelecidos pela legislação vigente. O documento emitido pela Sesa também estabelece que os recursos destinados à obra devem respeitar integralmente os parâmetros técnicos definidos no projeto aprovado, sem alterações estruturais ou modificações nos quantitativos previstos sem autorização prévia do Estado.
A construção do Pronto Atendimento Municipal está inserida em um conjunto de investimentos voltados à ampliação da estrutura de saúde em Inácio Martins. A proposta prevê a implantação de uma unidade com funcionamento contínuo, destinada ao atendimento de urgência e emergência, com estrutura própria para absorver parte da demanda atualmente encaminhada para outros serviços da rede e outros municípios que compõem a 4ª Regional de Saúde.
Na saúde não existe missão cumprida, existe missão sendo cumprida. E o trabalho não para, vamos em frente!
Beto Preto, secretário de Estado da Saúde do Paraná
O novo PAM terá estrutura moderna, com salas de estabilização, consultórios, espaço para triagem e pequenas emergências, contribuindo diretamente para desafogar os hospitais da região e garantir mais agilidade no atendimento. O projeto se soma a outras iniciativas recentes no município, como a viabilização de um Fisiocentro Porte II, no valor de R$ 1,3 milhão, ampliando a oferta de serviços voltados à reabilitação física. A implantação dessas estruturas busca organizar o fluxo de atendimento e fortalecer a capacidade de resposta da rede municipal de saúde.
A diretora da 4ª Regional de Saúde, Cristiana Schvaidak, destacou que a autorização consolida uma etapa construída ao longo de meses de trabalho técnico e articulação entre os entes envolvidos. Segundo ela, o processo exigiu o cumprimento de etapas administrativas até a validação do projeto pelo Estado. “Esse é um projeto que vem sendo esperado pelo município há muito tempo, e que teve diversas etapas técnicas que precisaram ser cumpridas para que chegássemos neste momento importante. A autorização permite que o município avance para a fase de licitação e dê continuidade à execução dentro dos critérios estabelecidos”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que a liberação do processo está alinhada à organização da rede de atendimento nos municípios, considerando as demandas regionais. De acordo com ele, a iniciativa integra uma estratégia mais ampla de estruturação dos serviços de saúde. “O pronto atendimento é uma demanda prioritária do município de Inácio Martins há muito tempo. Com acesso mais rápido e estratégico ele vai impactar diretamente na qualidade de vida na população. É um projeto completo. A missão que recebemos do governador ratinho Júnior é de aproximar os serviços de saúde das pessoas e esse é um grande passo para os cidadãos de Inácio Martins”, afirmou.
O prefeito de Inácio Martins, Dimas, ressaltou que o município chega a uma nova fase após o período de tramitação do projeto junto ao Estado.
Segundo Dimas, a autorização permite dar sequência ao planejamento da obra e aos investimentos em saúde no município. “Foram muitos meses de trabalho até que o projeto atendesse a todos os requisitos necessários. Agora, com essa autorização, iniciamos o processo licitatório e seguimos com os próximos passos para a execução da obra, junto a outros investimentos que já estão sendo realizados na área da saúde. Vamos trazer mais saúde e qualidade de vida para os martinenses”, afirmou.
SAÚDE EM MOVIMENTO
A autorização para o início do processo licitatório ocorre em uma semana marcada por anúncios na área da saúde em nível estadual. A Sesa promoveu entre os dias 24 e 26 de março, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a quarta edição do evento Saúde em Movimento, que reúne gestores, profissionais e representantes dos 399 municípios do estado para discutir ações e investimentos no setor.
Durante a abertura do evento, o secretário Beto Preto anunciou um novo pacote de investimentos voltados à saúde no Paraná. Segundo os dados apresentados, o volume de recursos chega a R$ 1,1 bilhão, direcionados a obras, equipamentos e fortalecimento da rede de atendimento em diferentes regiões do Estado.
Os anúncios realizados no evento incluem autorizações e liberações de recursos para municípios, dentro de uma estratégia de ampliação da infraestrutura e organização dos serviços de saúde.