Esther Kremer
Na segunda-feira (17), Imbituva reinaugurou a sede da Casa da Cultura, uma iniciativa do Departamento de Cultura e da Secretaria de Educação. O espaço está localizado na Rua Professor Souza Araújo, nº 768, Centro. Para marcar o evento, aconteceu uma exposição de fotografias intitulada “Imbituva em Imagens” que retrata um período mais antigo do município.
A cerimônia de reinauguração contou com a presença do prefeito Celso Kubaski, do vice-prefeito e secretário de Educação, Zaqueu Bobato, vereadores de Imbituva, secretários municipais, diretores e comunidade em geral. A noite foi marcada por diversas homenagens e uma apresentação artística da banda marcial do município, Abílio de Bastos.
O prefeito Celso Kubaski comentou sobre o evento e reinauguração do espaço. “No primeiro mandato, em 2006, criamos a oficialmente a Casa da Cultura de Imbituva, denominada Virgílio Moreira, ex-prefeito do município. Depois, ela ficou fechada por muito tempo e, hoje, nós mudamos para um espaço maior, voltamos a investir na cultura. Educação e cultura são os pilares da humanidade”, disse.
Ainda, segundo o prefeito, o local é de fácil acesso, no Centro da cidade, com amplo espaço para ensaios da banda marcial Abílio de Bastos e é um atrativo cultural para a população. “Agora, as pessoas podem conhecer melhor a história de Imbituva”.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Zaqueu Bobato, disse que é muito importante a valorização da cultura e que Imbituva tem um lugar para mostrar suas riquezas culturais. “Precisamos mostrar a cultura de Imbituva e agora temos este espaço mais apropriado para esta valorização. Temos a cultura do tropeirismo, dos povos faxinalenses e diversas outras que formam o nosso município. Convido a todos para virem conhecer a casa”, disse.
A historiadora Cleusi Bobato Stadler e membro da ALACS (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná) comentou sobre a importância de ter um espaço cultural no município. “É extremamente fundamental, é um feito enorme ter essa possibilidade de divulgar a nossa cidade, pois é uma das mais antigas da região e não tínhamos um espaço para expor a história e se não existir um local como este, a cultura vai se perdendo, se esvaziando e a população esquece de valorizar a tradição”, explica.
O chefe do Departamento de Cultura de Imbituva, Edvan Eron Lovato, é o coordenador da Casa da Cultura e comentou sobre a cerimônia. “Nosso principal objetivo é a formação de público, nós sabemos que Imbituva tem muita cultura e pessoas interessadas em saber mais, mas não tínhamos um espaço para apresentar trabalhos culturais. A casa vai oferecer cursos, oficinas de música, de capoeira, e diversas atividades que vão movimentar o espaço”, disse.