Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 06:59, 9°C

As ações foram detalhadas pelo novo secretário da pasta, Alessandro Trybek
Foto: Esther Kremer

Esther Kremer com reportagem de Nilton Pabis

A cidade de Irati tem passado por um conjunto de ações voltadas à zeladoria urbana, coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O trabalho envolve serviços de varrição, jardinagem, manutenção de praças e vias públicas, além da coleta verde e cuidados com a arborização urbana. As ações foram detalhadas pelo novo secretário da pasta, Alessandro Trybek, durante entrevista realizada em diversos pontos da cidade.

“É um trabalho que envolve zelo pela cidade. A parte de limpeza, jardinagem, toda a conservação dos espaços públicos, como creches, escolas, praças e também vias principais, faz parte de um cronograma para conservar e zelar pelos espaços de uso coletivo”, explicou o secretário.

Segundo ele, os serviços de limpeza urbana estavam anteriormente sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos, mas foram reintegrados ao Meio Ambiente. “Mesmo sendo um serviço urbano, ele está diretamente relacionado à conservação ambiental”, afirmou.

Segundo Alessandro, há um processo licitatório em andamento para contratação de nova equipe, mas o andamento tem sofrido atrasos devido a impugnações e recursos. “A gente está se virando com o que tem, porque além da varrição e da jardinagem, também temos a coleta verde e a dos resíduos sólidos, que exigem atenção constante”, destacou.

Outra frente de trabalho envolve o plantio de flores em rotatórias, avenidas e outros pontos estratégicos da cidade, como a Avenida Dona Noca. “Estamos entrando no inverno e, por isso, seguimos um cronograma com espécies adaptadas ao frio. As plantas são adquiridas de fornecedores terceirizados e selecionadas conforme a estação para garantir bom desenvolvimento”, explicou o secretário.

Alessandro também falou sobre as ações na Rua Munhoz da Rocha, que passou por reestruturação urbana e recebeu lixeiras e jardineiras. Algumas delas estão bem cuidadas, enquanto outras necessitam de manutenção. “Já está programada a readequação desses vasos. Algumas espécies, como jabuticabeiras, foram utilizadas, mas exigem poda, adubação e retirada de mato”, comentou.

A população também foi orientada sobre o descarte correto de resíduos recicláveis e caixas de papelão. “A coleta de lixo, tanto orgânico quanto reciclável, ocorre com frequência, especialmente na área central. É importante se atentar aos cronogramas para evitar que o lixo fique na rua após a passagem do caminhão”, explicou Alessandro, acrescentando que os horários e dias de coleta estão disponíveis no site da Prefeitura.

Ele ainda destacou o papel das lixeiras públicas, que têm coleta diária. “Essas lixeiras não devem ser usadas para descarte de resíduos domésticos. Elas são para uso de pedestres. Residências devem ter suas próprias lixeiras, de preferência suspensas e bem fechadas”, orientou.

Por fim, o secretário informou os canais de contato com a pasta. “No site da Prefeitura você encontra os contatos da Secretaria, o cronograma da coleta de lixo e o canal da Ouvidoria, o ‘Fala Mais Irati’. Estamos sempre abertos para sugestões, dúvidas ou críticas construtivas. A ideia é trabalhar juntos por uma cidade mais limpa e organizada”, concluiu.

Leia outras notícias