Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 05:19, 14°C

População pode fazer o agendamento nas Unidades de Saúde

Esther Kremer

A Secretaria de Saúde de Rio Azul vai realizar uma Campanha de Multivacinação que visa a proteção da saúde e a atualização da caderneta de vacinação de, principalmente, crianças e adolescentes. A campanha ocorrerá de 14 a 28 de outubro, com o Dia D marcado para 21 de outubro (sábado). Este evento é uma iniciativa que tem como principal objetivo atingir as metas de cobertura vacinal e atualização de vacinas.


Apesar da campanha ter como objetivo principal atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes, também serão disponibilizadas vacinas para o público adulto como as de Covid-19, de influenza, etc. A enfermeira, Keity Mehret, explica que “manter a imunização em dia é fundamental para evitar surtos dessas doenças e proteger a saúde de todos, é importante demais”.


A campanha ocorrerá em todas as unidades de saúde do município de Rio Azul, tanto na área urbana como no interior, facilitando o acesso da população à vacinação. O horário de atendimento na área urbana será das 8h às 17h, enquanto nas áreas rurais, o atendimento será estendido até as 21h, permitindo que as famílias que residem em regiões mais afastadas tenham a oportunidade de participar da campanha.


O público alvo são crianças e adolescentes (de zero a 15 anos), que estão com vacinas em atraso. Na oportunidade, será fornecido a declaração de carteirinha de vacina em dia, requisito solicitado pela Secretaria Estadual e Municipal de Educação, para efetivação da matricula escolar.


Dia D: 21 de Outubro
O Dia D, que ocorrerá no dia 21 de outubro, é um dia de horários estendidos para que os pais e responsáveis levem seus filhos para serem vacinados. Durante este dia, as unidades de saúde estarão preparadas para atender um grande número de pessoas, garantindo um processo rápido e eficiente.


O processo de microplanejamento tem como objetivo as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), para o resgate das coberturas vacinais adequadas, evitando a reintegração e o retorno de doenças graves/erradicadas. Para organização do processo de trabalho, a Secretaria de Saúde reuniu todas as equipes para fazer o reconhecimento da realidade local, por área de abrangência, caracterizando a população-alvo para identificação das ações de vacinação.


“Com isso garantimos para a população uma eficácia e uma qualidade, assim como uma vacinação segura para todos, tanto para crianças, adolescentes e adultos”, finaliza Keity.

Leia outras notícias