Kauana Neitzel
Câmara dos Vereadores de Irati recebeu um encontro de gestores da Cultura, que contou com a presença da Secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande, na tarde da última sexta-feira (17). O prefeito Jorge Derbli, da vice-prefeita Ieda Waidzik e de gestores e gestoras municipais de cultura de 40 cidades da região Centro Sul e dos Campos Gerais.
Durante a reunião, foram discutidas ideias para a implementação do Programa Estadual de Cultura – PROSEC, dos Sistemas Municipais de Cultura e aplicação dos recursos oriundos das Leis de Incentivo, Paulo Gustavo e Aldir Blanc.
Durante o evento foi possível que cada gestor falasse sobre a cidade que reside e as dificuldades enfrentadas no dia a dia, entre as constatações o que se assemelha entre os municípios é a desvalorização da Cultura.
Entre as solicitações, a Gestão de Irati pediu pela retoma e finalização do o Centro Cultural Denise Stoklos. A secretária Luciana explicou que esta é uma obra grande e o Estado não consegue finalizar sozinho, “Conversamos sobre a possibilidade de envolver parlamentares, universidade, prefeitura e Estado, ninguém vai conseguir fazer sozinho. É uma obra muito imponente, mas estou à disposição e aberta a participar desta solução”, disse.
“É importante a descentralização da Cultura, não se referindo só ao grandes centro e o Litoral, mas trazer também para as nossas cidades do interior os recursos”, destacou a vice-prefeita Ieda. A secretária de Cultura de Prudentópolis, Nadir Vozivoda, ressalta que este é um primeiro passo, “creio que terá uma amplitude muito grande o encontro, pois a Luciana passa e conhece as regiões e as demandas dos pequenos municípios. Isso é inédito e importantíssimo. Prudentópolis tem a reivindicação sobre o Geossítio e a Casa da Memória, além de outras demandas”, conclui.
O microfone ficou aberto a todos os secretários presentes, cada um pode contar à experiência que vive no município e o que espera com reunião.