Esther Kremer
A Secretaria de Agricultura de Rio Azul promoveu a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o objetivo de efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável por meio da implementação da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O evento, realizado na quinta-feira (06), reuniu autoridades municipais, membros do IDR, cooperativas, associações de produtores e membros das Secretarias Municipais.
A conferência teve como foco central o desenvolvimento de estratégias para garantir que todos os cidadãos de Rio Azul tenham acesso a alimentos de qualidade, nutricionalmente adequados e produzidos de forma sustentável.
Um dos assuntos tratados foi em torno da implementação do SISAN, que visa estabelecer diretrizes e ações para a segurança alimentar e nutricional em nível municipal. O sistema propõe a integração de diferentes setores governamentais, organizações não governamentais e sociedade civil, em um esforço conjunto para superar os desafios relacionados à produção, distribuição, acesso e consumo de alimentos saudáveis.
O secretário de Agricultura, Airton Rigo Moretto, destacou a relevância da IV Conferência dentro do município. “Estamos comprometidos em garantir que todos os moradores de Rio Azul tenham acesso a alimentos de qualidade, preservando a saúde e promovendo a dignidade humana. Essa conferência é um passo importante para a consolidação de uma política de segurança alimentar e nutricional eficiente e sustentável”, afirmou o secretário.

Durante a conferência, também foram abordados temas como o combate ao desperdício de alimentos, a valorização da agroecologia e a importância da educação alimentar nas escolas e na comunidade em geral. A necessidade de investimentos em infraestrutura, capacitação de agricultores e a criação de políticas de crédito acessíveis foram igualmente discutidas como meios de impulsionar a produção agrícola e promover a segurança alimentar e nutricional.
Segundo o economista do IDR, José Carlos Junior, as conferências estão acontecendo a níveis municipais, regionais, estaduais e nacionais com o objetivo de promover ações concretas em relação a alimentação adequada. “Temos por objetivo determinar diretrizes e políticas públicas nesta temática, que é algo intersetorial, ou seja, abrange todas as pastas, a Agricultura, a Saúde, a Educação e o interesse de toda a população”, explica.