Foi apresentado um projeto de atendimento odontológico direcionado ao portador de TEA, previsto para janeiro
Kauana Neitzel com Assessoria
A Secretaria de Saúde de Imbituva realizou uma reunião para tratar das políticas públicas de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na última semana (05).
No encontro houve a participação do secretário de Saúde do município, José Valdenei Menon, profissionais da equipe multidisciplinar e algumas mães de crianças com TEA.
De acordo com a Secretaria, essa demanda se fez necessária devido ao crescente diagnóstico do TEA nos últimos anos, na busca de ampliar a disseminação da informação quanto aos direitos e deveres do próprio indivíduo, dos órgãos públicos e da sociedade, promovendo a inserção desses no convívio social.
Entre os temas abordados é possível destacar: priorização do atendimento dentro dos serviços de saúde para portadores do TEA; divulgação do direito de priorização de atendimento em estabelecimentos comerciais como um todo; apresentação de um novo projeto que visa o atendimento odontológico direcionado ao portador de TEA, com execução prevista para janeiro de 2024, com foco no cuidado, prevenção e educação em saúde, sendo que cada paciente será abordado de forma individualizada, respeitando as particularidades e necessidades.