Leticia H. Pabis com reportagem de Nilton Pabis
A Prefeitura de São Mateus do Sul confirmou, em coletiva realizada no último dia 24, que a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba será a nova responsável pela intervenção no Hospital Dr. Paulo Fortes. A medida encerra a gestão provisória iniciada em fevereiro de 2024 e marca o início de uma nova etapa para a instituição de saúde que atende não apenas o município, mas toda a região.
O processo de intervenção começou após o fechamento temporário do hospital pela associação mantenedora, que acumulava dívidas e dificuldades administrativas. Ao longo do último ano e meio, a administração provisória conseguiu reduzir parte do passivo, retomar cirurgias eletivas, ampliar o corpo médico e modernizar setores como o de raio-x. “Nós pegamos o hospital com muitas dívidas, sem recurso e sem condições de fazer compras a prazo, porque já existiam débitos e ninguém queria mais vender. Então, fomos renegociando. Tivemos a subvenção do Estado, de 250 mil reais, que foi crucial para conseguirmos colocar as contas em dia. Com isso, conseguimos reduzir em torno de 1 milhão de reais das dívidas”, relatou a interventora do hospital, Stephany Rincão.
Mesmo com os avanços, a busca por uma solução definitiva levou a tratativas com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), pelo secretário Beto Preto, que apontou a Santa Casa de Curitiba como a entidade mais preparada para assumir a gestão. “Nós sabemos que a Associação do Dr. Paulo Fortes sempre tentaram fazer o melhor. […] Sabemos que, na trajetória, sempre existem falhas, e isso é consequência de quem busca acertar e fazer o melhor trabalho para a população. Mas, diante de todo esse contexto, buscamos realmente a sabedoria e uma instituição que trouxesse algo diferente para São Mateus do Sul e para a nossa região, em termos de média e alta complexidade”, explicou a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha.
Durante o anúncio, representantes da Santa Casa destacaram a experiência de mais de 140 anos na área hospitalar, a atuação em outras unidades do Paraná, e que o objetivo desta intervenção é agregar aos municípios atendidos pelo hospital Dr. Paulo Fortes. “O nosso intuito é somar, multiplicar, assumindo a intervenção a partir deste momento e acreditando que, até fevereiro ou março, teremos concluído esse processo. Já pensando na transição para a nova estrutura hospitalar, que é tão necessária aqui no município de São Mateus do Sul”, reforçou Rogério Vanderlei Kuntz, Diretor Geral Corporativo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.
A secretária de Saúde de São Mateus do Sul, Daiane Ribeiro, lembrou que a decisão foi construída com apoio de vereadores, secretarias de saúde, conselhos municipais e da SESA. “Eu acredito que o ponto fundamental foi pensar não apenas em São Mateus do Sul, mas regionalmente, em uma instituição que pudesse oferecer serviços de média e alta complexidade, que não existiam na nossa região”, afirmou.
Dom Antônio Carlos Altieri, membro do Conselho de Administração da Irmandade, falou sobre o compromisso assumido: “O objetivo da Irmandade não é apenas administrar, mas garantir que a chama da esperança e da caridade continue ardendo com vigor em cada corredor e em cada leito”.
A transição será concluída até 6 de outubro, quando a equipe indicada pela Santa Casa assume formalmente a intervenção. A expectativa é que o novo hospital de São Mateus do Sul, em fase final de obras, seja inaugurado até o próximo ano, integrando-se à rede de serviços geridos pela Santa Casa de Curitiba.