Irati PR, 05:46, 17°C

Instituição celebra trajetória marcada por desafios, avanços e reconhecimento estadual
Foto: Reprodução Santa Casa

Sthefany Brandalise

Fundada em 1935, a partir da mobilização da população local, a Santa Casa de Irati chega aos seus 90 anos neste domingo (10), consolidada como um hospital de referência para toda a região Sudeste do Paraná. Em entrevista especial, o atual provedor da instituição, Dr. Ladislao Obrzut Neto, relembrou os principais marcos da história da Santa Casa, desde sua origem até os avanços tecnológicos e estruturais mais recentes, além de destacar o papel fundamental da comunidade para sua manutenção.

A Santa Casa de Irati é um hospital filantrópico, classificado como de média complexidade, com área construída de, aproximadamente, 7.583 metros quadrados. Atende os nove municípios da 4ª Regional de Saúde do Estado do Paraná (Irati, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Guamiranga, Teixeira Soares, Rebouças, Mallet, Rio Azul e Inácio Martins), alcançando mais de 160 mil habitantes, além de pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação.

A ideia do hospital tomou forma a partir do trabalho da Irmandade do Hospital de Caridade de Irati, criada em janeiro de 1935. Ao longo das décadas, a Santa Casa superou diversas dificuldades com o apoio da população. “Desde o início, os problemas sempre existiram, especialmente com relação ao financiamento. Naquele tempo, quando o hospital enfrentava crises, a comunidade realizava festas, campanhas e doações para manter a instituição em funcionamento”, disse Ladislao.

Em 1939, foi inaugurado o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, após intensa mobilização social. Na década de 1970, o hospital mudou de sede. O novo prédio, inaugurado em 1975 na Rua Zeferino Bittencourt, foi viabilizado com doações, campanhas e o envolvimento das Irmãs Vicentinas. “O prefeito da época era o Dr. Lourival Luiz Fornazari, que conseguiu inaugurar. Para montar o hospital, as senhoras de caridade se reuniam para fazer cortinas, roupas de cama, e ajudar na formação da cozinha. Também veio para dentro desse hospital as irmãs de caridade, para ajudar na parte de enfermagem. O hospital sempre teve esse tipo de ação, onde a comunidade participava, as coisas eram resolvidas através das decisões comunitárias, através da irmandade”, destaca Ladislao.

Atualmente, a instituição conta com 150 leitos, distribuídos entre UTI Neonatal, UTI Adulto, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Alojamento Conjunto (maternidade), Psiquiatria e Pediatria. Também é referência para a Rede de Urgência e Emergência e para a Rede Mãe Paranaense, atendendo gestantes de alto risco. “É o único hospital 24 horas em Irati, e um dos mais bem equipados da região”, afirma o provedor.

A instituição já passou por diversos avanços estruturais e tecnológicos. “O maior avanço foi a questão das UTIs, tanto a adulto como a neonatal. Outro avanço é a questão de equipamento, de instrumental para fazer o diagnóstico, a tomografia, a ecografia e o raio-x. Fizemos também um convênio junto ao Vitalle, que trouxe uma qualidade muito boa nos nossos exames laboratoriais. Pretendemos avançar mais, mas isso depende da questão de você equalizar o custo disso com o avanço. Mas, até agora, a Santa Casa está indo muito bem”, conta Dr. Ladislao.

Com 14 anos à frente da instituição, o médico destaca a importância da missão. “Eu assumi a Santa Casa numa situação complicada, mas que nós conseguimos reverter. Ser o provedor hoje é manter a responsabilidade dos meus antecessores, manter o desejo da comunidade em vida, vivo. Não deixar morrer esse desejo de ter um hospital que possa resolver, tratar, recuperar. Não perdemos em qualidade, assistência técnica, equipamentos, não perdemos para nenhum hospital”.

Planos para o futuro incluem ampliação dos atendimentos e reforço em especialidades como oncologia e cardiologia. “Uma das especialidades que nós já estamos atendendo de forma complementar seria a Oncologia, onde os pacientes oncológicos estão sendo assistidos dentro da Santa Casa já há muito tempo. Cardiologia também é uma questão que nós estamos pensando em evoluir, de ter equipamentos para poder fazer um diagnóstico mais apurado de infarto. Dependendo das necessidades que a população vai tendo de atenção, nós vamos crescendo junto, vamos dando essa condição”, reforça.

Para marcar os 90 anos, a Santa Casa não realizará festa por falta de recursos, mas prepara ações simbólicas. “Vamos expor banners informativos na rua Dr. Munhoz da Rocha no dia 16 de agosto, mostrando à população o trabalho da instituição, é uma forma de lembrar que estamos vivos, atuantes e queremos continuar por mais 90 anos”, afirma o provedor.

Ladislao também reconhece o apoio de autoridades públicas na manutenção e evolução da Santa Casa. “Recentemente, nós recebemos do secretário de Saúde, Beto Preto, um presente, que é um reequipamento da Santa Casa. Aqui vai meu agradecimento ao secretário, ao governador Ratinho Júnior, pela disponibilidade desse tipo de ação”, destacou Dr. Ladislau. Ele também ressaltou que deputados estaduais, federais e senadores têm colaborado com emendas parlamentares que ajudam a amenizar os desafios financeiros da instituição. “Atualmente nós estamos tendo um apoio muito grande dos deputados, e também estivemos conversando com o prefeito Emiliano, que ele se dispôs a nos ajudar, então aqui vai meu agradecimento a ele”. Dr. Ladislao encerra com um agradecimento.

“A Santa Casa é o melhor lugar para nascer, se tratar e se recuperar. Viva a Santa Casa de Irati!”

Leia outras notícias