Esther Kremer
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Irati recebeu o anúncio de um investimento de, aproximadamente, R$ 300 mil para a conclusão e melhorias de laboratórios, e melhorias em geral da instituição. O recurso foi destinado pelo deputado federal Sandro Alex, em visita ao campus.
Segundo o parlamentar, o valor será utilizado para aprimorar a estrutura física dos laboratórios, considerados essenciais para a formação técnica e superior dos estudantes. Durante o anúncio, o deputado esteve acompanhado da diretora do campus, professora Patrícia Tillmann, além de autoridades locais, entre elas o prefeito de Irati, Emiliano Gomes. “Para mim, é um orgulho poder estar destinando este recurso que, com certeza, vai beneficiar a todos os alunos e profissionais do IFPR”.
De acordo com a diretora Patrícia, o montante será direcionado a obras de reforma e complementação de cinco laboratórios. “Três deles necessitam de maior investimento para entrar em funcionamento, enquanto outros dois passarão por melhorias pontuais. Além das adequações nos laboratórios, parte do valor será destinada à ampliação de salas de aula”, comenta a diretora.
O IFPR Irati oferece atualmente cursos técnicos integrados ao ensino médio, como Agroecologia e Informática, além de cursos superiores. A partir do próximo ano, a instituição passará a ofertar também os cursos de Engenharia de Software e Bacharelado em Agronomia, além da Licenciatura em Química, que já está em funcionamento.
Durante a visita, o prefeito Emiliano Gomes destacou a importância do investimento para o fortalecimento da instituição, ressaltando o papel do IFPR na formação de profissionais qualificados para atender à demanda regional, especialmente em áreas como tecnologia e agroindústria. “Sandro, bem como todos sabem, é um deputado extremamente atuante aqui, tem as suas credibilidades pelo tanto que investe no município de Irati. A gente tem muito orgulho de poder ter essa parceria, porque ele olha não só para o desenvolvimento na questão da infraestrutura, que é a pasta dele, mas também olha as instituições de ensino, saúde, etc”.