Esther Kremer
Em várias edições do Folha Escola estudamos qual a melhor forma de separar o lixo reciclável, o lixo eletrônico e diversas formas de ser sustentável e ajudar o Meio Ambiente, mas existe outro tipo de lixo que é difícil saber para onde vai e como descarta-lo, o lixo orgânico.
Mas afinal, o que é o lixo orgânico? É todo resíduo que tem como origem um ser vivo, animais ou plantas, e que pode ser consumido por organismos decompositores. Ou seja, são os restos de alimentos, como carnes, pães, verduras e legumes. Este tipo de lixo é produzido em residências, escolas, supermercados, restaurantes e etc.
Mesmo que os lixos orgânicos sejam consumidos por outros seres vivos, eles podem trazer graves problemas para os seres humanos se descartados em locais incorretos, como a proliferação de doenças causada por alguns tipos de animais, um exemplo são os ratos. Além de produzirem o chorume, que é um líquido marrom e que emite um odor forte e desagradável, outro problema é que o chorume pode se infiltrar no solo e contaminar a água.
O QUE FAZER COM O LIXO ORGÂNICO?
Na maioria das vezes, ele é utilizado na compostagem para adubar as plantas e pode ser feito em casa, para uma horta orgânica, como já foi ensinado em outra edição do Folha Escola.
Para fazer uma compostagem em casa, também conhecido como “minhocário caseiro” é necessário empilhar três caixas, a primeira e a do meio devem ser furadas na base e conter o lixo úmido, cascas de ovos, borra de café, restos de verduras, etc, e também acrescentar o lixo seco, que seriam folhas e até mesmo papelão.
Nestas duas caixas, será necessário acrescentar algumas minhocas e outros animais como centopeias e tatus-bolas. Esses animais serão responsáveis por comer o lixo orgânicos e gerar adubo (húmus).
A última caixa vai receber o chorume, pois as de cima estarão furadas na base, e este líquido pode ser misturado com água e ser utilizado para regar as plantas. O composto estará pronto quando possuir cor escura e cheiro de terra.
OUTRAS FORMAS DE USO
•Aproveitar as sementes: as sementes de abóboras, melancia, girassol e etc, são ótimas fontes de nutrientes e podem ser usadas na produção de pães, molhos, farinhas e saladas.
• Utilizar as cascas das frutas: as cascas das frutas podem ser utilizadas de várias formas, como para conservar açúcar mascavo com casca de limão ou laranja, para afastar insetos, na compostagem e até mesmo em bolos e sucos, como a casca do abacaxi e da manga que podem ser batidas no liquidificador com água e coadas para um suco docinho.
• Farinha da casca do ovo: a casca do ovo é rica em nutrientes, fazem bem para a pele e todo o corpo. O modo de preparo é simples, basta bater tudo no liquidificador até formar uma farinha, que pode ser utilizada como máscara para a pele e cabelo, ou até mesmo em algumas comidas como sopa e molhos.