Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511
A cirurgia endoscópica funcional dos seios da face (FESS) é uma cirurgia minimamente invasiva para condições graves dos seios da face. Profissionais de saúde utilizam endoscópios nasais, tubos finos com luzes e lentes, para aliviar os sintomas dos seios da face sem fazer incisões dentro ou ao redor do nariz. Estudos mostram que entre 80% e 90% das pessoas que se submeteram a essa cirurgia consideram que seus problemas de sinusite foram resolvidos.
Quando eu precisaria de cirurgia endoscópica funcional dos seios da face?
Seu médico pode recomendar a FESS se você tiver inflamação crônica dos seios da face ou uma infecção crônica dos seios da face que não melhora com tratamentos médicos, como antibióticos e medicamentos para controlar alergias.
A sinusite se desenvolve quando o tecido que reveste os seios nasais começa a inchar, retendo o muco que normalmente flui pelos seios nasais e sai pelo nariz. O fluido retido pode desenvolver bactérias que causam infecções. Os profissionais de saúde também podem recomendar cirurgia se você tiver pólipos nasais.
Como meu médico decide se preciso de cirurgia endoscópica funcional dos seios da face?
Seu médico analisará seu histórico médico e realizará um exame físico. Os exames que ele poderá utilizar incluem:
- Endoscopia nasal: seu médico examinará suas vias nasais e seios da face com um endoscópio em busca de sinais de infecção ou inflamação.
- Tomografia computadorizada (TC): este exame ajuda o seu médico a determinar quais partes dos seus seios nasais estão afetadas.
Como é realizada a cirurgia endoscópica funcional?
A FESS é o procedimento padrão para tratar condições sinusais graves. Os profissionais de saúde continuam a aprimorar sua abordagem. Aqui está uma visão geral do processo:
- Seu médico coloca medicamento descongestionante no seu nariz.
- Eles fazem uma endoscopia nasal de acompanhamento.
- Eles injetam uma solução anestésica no seu nariz.
- Usando o endoscópio, eles entram delicadamente no seu nariz e inserem instrumentos cirúrgicos ao lado do endoscópio para remover ossos, tecidos doentes ou pólipos que possam estar bloqueando seus seios nasais.
- Eles também podem usar uma pequena fresa rotativa para raspar o tecido.
- Por fim, seu médico pode tampar seu nariz com material para absorver qualquer sangue ou secreção.
O que acontece após a cirurgia endoscópica funcional dos seios da face?
Você passará algum tempo na sala de recuperação para que seu médico possa monitorar seu estado. Você não poderá dirigir após a cirurgia, então precisará de alguém para levá-lo para casa e ficar com você na primeira noite. Seu médico lhe informará o que esperar após a cirurgia. Aqui estão algumas informações gerais:
- Evite assoar o nariz por pelo menos sete dias. Se precisar espirrar, mantenha a boca aberta ou espirre na manga da camisa ou em um lenço de papel.
- Ao espirrar, você pode expelir secreção sanguinolenta ou muco. Isso pode durar algumas semanas enquanto seus seios nasais cicatrizam.
- Faça uma pausa nas atividades extenuantes pelos próximos 10 dias.
- Seu médico pode recomendar que você enxágue o nariz e os seios nasais com solução salina.
O que são complicações da FESS?
Todas as cirurgias apresentam potenciais complicações e riscos. Na maioria dos casos, a FESS apresenta relativamente poucas complicações. Seu médico informará sobre as possíveis complicações, mas algumas que você pode enfrentar incluem:
- Perda do olfato: algumas pessoas relatam perda total ou parcial do olfato.
- Olhos lacrimejantes: FESS ou inflamação dos seios da face pode causar lacrimejamento.
- Sangramento anormalmente intenso: embora haja pouco risco de sangramento intenso com a FESS, você pode sangrar mais do que o normal. Se isso acontecer, seu médico poderá colocar um tampão no seu nariz e recomendar que você permaneça no hospital para que os profissionais de saúde possam monitorar sua situação.
- Vazamento de líquido cefalorraquidiano (LCR): esta é uma complicação rara que afeta o líquido que envolve o cérebro. Se houver vazamento, você pode desenvolver meningite ou inflamação cerebral.
- Problemas de visão: algumas pessoas relataram perda de visão em um olho ou visão dupla após a cirurgia.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia endoscópica funcional dos seios da face?
Pode levar alguns meses até que você sinta que está de volta ao normal. A maioria das pessoas volta à escola ou ao trabalho em cerca de uma semana e retoma a rotina normal em duas semanas.