Irati PR, 13:11, 11°C

Botafogo, Fluminense, Vasco, Athletico, Inter e Vitória venceram, Palmeiras segurou a ponta, e Cruzeiro, Bahia e Flamengo deixaram sinais distintos na pausa para a Data Fifa
Yuri Alberto comemora gol do Corinthians sobre o Flamengo — Foto: Marcos Ribolli

Thomaz Pabis, com informações da ge

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro deixou marcas diferentes para os clubes antes da pausa da Data Fifa. Em um fim de semana de vitórias apertadas, respostas rápidas e tropeços com peso na tabela, o Palmeiras confirmou a liderança, enquanto equipes como Botafogo, Fluminense, Vasco, Athletico, Inter e Vitória aproveitaram a rodada para ganhar fôlego. Do outro lado, Cruzeiro e Bahia ampliaram preocupações, e o Flamengo somou um ponto em circunstâncias que misturaram resistência e erro decisivo.

Botafogo X RB Bragantino:

Alex Telles comemora gol do Botafogo contra o Bragantino — Foto: Anderson Romão/AGIF

O Botafogo abriu a rodada com uma vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, em Bragança Paulista, e conseguiu o resultado que mais precisava no momento. Pressionado após quatro derrotas consecutivas, o time de Martín Anselmi saiu na frente com Alex Telles, sofreu o empate e voltou a marcar com Barboza, mas precisou conviver com dificuldades defensivas ao longo de toda a partida. O goleiro Raul foi o principal nome do jogo, com defesas importantes na reta final. O triunfo tirou a equipe da zona de rebaixamento e amenizou a pressão sobre o treinador, ainda que não tenha apagado problemas de articulação e de proteção à defesa.

Fluminense X Atlético-MG:

Jogadores do Fluminense contra o Atlético-MG — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

No Maracanã, o Fluminense respondeu ao revés sofrido no clássico contra o Vasco com vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG. O resultado devolveu tranquilidade ao ambiente e mostrou um time mais firme sem a bola. Se a defesa suportou a pressão mineira nos minutos finais, o ataque encontrou em Rodrigo Castillo uma notícia positiva. O centroavante, titular pela primeira vez, marcou o gol da vitória e deu ao time uma referência mais clara na área. Sem grande brilho, a equipe de Luis Zubeldía fez o suficiente para recuperar confiança antes da parada.

São Paulo X Palmeiras:

Flaco López em São Paulo x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

No Morumbis, o Palmeiras voltou a vencer de maneira pragmática. Com gol de Jhon Arias no começo do jogo, o time de Abel Ferreira bateu o São Paulo por 1 a 0 e manteve a liderança do Brasileirão. A equipe controlou o rival com solidez defensiva, explorou transições rápidas e mais uma vez mostrou eficiência para decidir cedo e administrar depois. Mesmo sem ampliar o placar, o Palmeiras pouco sofreu e reforçou a imagem de um time seguro, regular e difícil de ser desorganizado ao longo dos 90 minutos.

Vasco X Grêmio:

David e Paulo Henrique comemoram | Vasco x Grêmio — Foto: André Durão

Em São Januário, o Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1 e confirmou a evolução recente. A equipe explorou com frequência os lados do campo, especialmente pela esquerda, e construiu sua vantagem a partir da superioridade em cima de um setor fragilizado do adversário. Cuiabano e Andrés Gómez participaram diretamente das ações ofensivas mais perigosas, e David também apareceu bem. O Grêmio até reagiu e pressionou no fim, mas o time carioca conseguiu sustentar o resultado. A campanha recente mostra um Vasco mais competitivo e com padrão mais nítido do que o visto meses atrás.

Cruzeiro X Santos:

Wesley Carvalho e William Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

No Mineirão, o empate sem vitória voltou a pesar para o Cruzeiro. O time ficou no mesmo lugar após a igualdade com o Santos e segue sem vencer no campeonato. Com apenas quatro pontos em oito rodadas, a equipe amarga a lanterna e amplia o tamanho do desafio que Artur Jorge terá pela frente. Mesmo com mudanças promovidas pelo interino Wesley Carvalho, o Cruzeiro mostrou pouco repertório, criou raramente e deixou a torcida em clima de forte cobrança. A crise se aprofunda e reduz a margem de erro para a sequência da temporada.

Athletico-PR X Coritiba:

Athletico x Coritiba — Foto: Robson Mafra/AGIF

No clássico paranaense, o Athletico foi superior ao Coritiba e venceu por 2 a 0 na Arena da Baixada. Desde os primeiros minutos, o Furacão assumiu o controle do jogo, ocupou o campo ofensivo e quase não permitiu respostas ao rival. Jadson abriu o placar após boa movimentação ofensiva, e Viveros ampliou no segundo tempo. O resultado encerrou uma sequência negativa no Athletiba, representou a primeira vitória e os primeiros gols da equipe sob o comando de Odair Hellmann e colocou o clube na parte de cima da tabela.

Remo X Bahia:

Vitor Bueno comemorando o gol feito com a camisa do Remo — Foto: Samara Miranda/Ascom Remo

Quem viveu a pior queda da rodada foi o Bahia. O time chegou a abrir o placar contra o Remo, mas desmoronou e sofreu goleada por 4 a 1. A derrota encerrou a invencibilidade da equipe e expôs fragilidades emocionais e técnicas. Após controlar o jogo por boa parte do primeiro tempo, o Bahia perdeu estabilidade, não reagiu bem aos acontecimentos da partida e viu o adversário crescer até construir uma vitória larga. As críticas de Rogério Ceni após o jogo evidenciaram o tamanho da frustração com a postura da equipe.

Internacional X Chapecoense:

Jogadores do Inter comemoram gol contra a Chapecoense — Foto: Ricardo Duarte/Inter

O Internacional também fez sua parte ao vencer a Chapecoense por 2 a 0 no Beira-Rio. Não foi uma atuação de destaque técnico, mas foi suficiente para cumprir a missão mais urgente da rodada: pontuar e sair da zona de rebaixamento. Mercado abriu o placar, Alan Patrick ampliou em cobrança de pênalti, e o time gaúcho controlou o restante do confronto com menos sustos do que em partidas anteriores. Ainda há limitações no jogo colorado, especialmente na construção ofensiva, mas a equipe ao menos entra na pausa com menos pressão.

Vitória X Mirassol:

Martínez na marcação a Igor Formiga em Vitória x Mirassol — Foto: Pedro Zacchi/Agência Mirassol

O Vitória confirmou um início mais equilibrado de campeonato ao derrotar o Mirassol por 1 a 0. O time baiano conseguiu traduzir em resultado um jogo de maior organização, intensidade na marcação e disciplina para sustentar a vantagem construída com gol de Baralhas. Após abrir o placar, o Rubru-Negro fechou espaços, reduziu o ritmo do adversário e praticamente não sofreu na etapa final. A campanha, embora ainda curta, já mostra um desempenho mais competitivo em comparação com temporadas recentes.

Corinthians X Flamengo:

Jogadores do Flamengo reclamam de expulsão de Evertton Araújo em jogo contra o Corinthians — Foto: Anderson Romão/AGIF

No fechamento da rodada, Corinthians e Flamengo empataram em 1 a 1 na Neo Química Arena. O time carioca saiu na frente com Paquetá, sofreu o empate ainda no primeiro tempo e viveu o lance decisivo pouco depois do intervalo, quando desperdiçou a chance de fazer o segundo gol e, na sequência da jogada, perdeu Evertton Araújo, expulso. Com um a menos, o Flamengo segurou a pressão, teve mérito defensivo e saiu com um ponto fora de casa. Ainda assim, o empate carrega o peso de uma oportunidade desperdiçada para se aproximar do líder.

A rodada deixa um recado claro antes da pausa no calendário: o Brasileirão segue premiando regularidade e cobrando caro por oscilações. O Palmeiras sustenta a ponta com um modelo consolidado, enquanto outras equipes aproveitaram o momento para reorganizar o caminho. Em contrapartida, há clubes que entram na parada cercados por mais dúvidas do que respostas.

Leia outras notícias