Esther Kremer
O município de Rio Azul se prepara para o início da programação de Natal, que começa no dia 8 de dezembro, às 20h, na Praça da Matriz. A abertura contará com apresentações musicais, o acendimento oficial das luzes da Praça e a chegada do Papai Noel e da Mamãe Noel, cuja forma de chegada será uma surpresa para este ano.
De acordo com a secretária de Cultura, Adriana Rymsza, responsável pela coordenação do evento, a estrutura montada no centro da cidade receberá, até o dia 22 de dezembro, uma série de apresentações culturais e escolares, além de feiras noturnas com participação de empreendedores e artistas locais. Todas as escolas municipais e estaduais participarão das apresentações, com programações diferentes a cada noite.
O prefeito Leandro Jasisnki, também comentou sobre a preparação do evento e que o esperado é que a população compareça nos dias que antecedem o feriado. “O Natal é um momento de união e celebração em Rio Azul. A programação foi pensada para valorizar nossas famílias, escolas, artistas e comerciantes. Queremos que a população participe, que traga as crianças para a Praça e vivencie esse clima”, disse.
A secretária Adriana ainda afirmou que a programação foi organizada para envolver a comunidade e movimentar o centro da cidade. “As pessoas vêm para a cidade, para a apresentação, podem ir até as lojas, passear e isso movimenta o comércio. Tem muita novidade bonita, muitos ambientes diferentes para as pessoas tirarem fotos, colocar a cadeira de praia, tomar chimarrão, ter essa interação que o verão e as noites de Natal trazem, esse clima natalino”, disse.
CASINHA DO PAPAI NOEL
Além das apresentações e feiras, a Praça está recebendo novos espaços decorativos e temáticos, que servirão como pontos para fotos e convivência. A montagem da Casinha do Papai Noel, organizada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ghessi Buco, também faz parte da estrutura que será aberta ao público logo após a chegada do casal natalino.
“Estamos preparando tudo com muito carinho para que as famílias possam aproveitar esse momento juntas. A praça está ficando linda, com novos espaços decorados e a Casinha do Papai Noel. Queremos que as crianças tenham uma experiência especial, que as pessoas tirem fotos, convivam e sintam o espírito do Natal presente em nossa cidade. É um evento feito para todos, com a participação das escolas, do comércio e das famílias rioazulenses”, comenta a secretária.
ADOTE UMA ÁRVORE
Outra iniciativa que tem acontecido na cidade é a campanha “Adote uma Árvore”, que permite que famílias, empresas e instituições locais enfeitem as árvores da praça. A adesão segue aberta até o dia 6 de dezembro, e as árvores não decoradas pelos participantes receberão iluminação feita pela Prefeitura.
A programação segue até o dia 22 de dezembro, com apresentações diárias a partir das 20h. Um dos destaques será o evento do dia 21, realizado na antiga Escola Vanda Hessel, que reunirá alunos e artistas locais.