Irati PR, 19:25, 17°C

O sistema levará água tratada e com qualidade para as comunidades de Marumbi dos Ribeiros, Barra do Rio Azul e Serro Azul
As três comunidades serão beneficiadas em breve, recebendo água tratada em casa Foto: Reprodução

Esther Kremer

O município de Rio Azul está em fase final para a conclusão de três importantes sistemas de abastecimento de água tratada, localizados nas comunidades de Marumbi dos Ribeiros, Barra do Rio Azul e Serro Azul. O prefeito Leandro Jasinski e o secretário municipal de Agricultura, Airton Rigo Moretto, estiveram em Curitiba, na sede da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), para tratar da finalização da documentação necessária para a entrega definitiva das obras.

Segundo o prefeito, os sistemas fazem parte de um projeto que vinha se arrastando há anos e que exigiu uma série de correções técnicas e administrativas. “Estamos agora nos finalmentes, prestando conta para poder encerrar esses três sistemas e entregar para as comunidades a tão esperada água tratada. Muitas famílias nem acreditavam mais que sairia esse sistema”, afirmou.

Para viabilizar a entrega, a atual gestão precisou investir mais de R$ 1 milhão em recursos livres do município, corrigindo falhas e pendências deixadas em etapas anteriores. “Foi um grande trabalho para corrigir tudo o que foi feito errado lá atrás para que a gente pudesse entregar hoje. Agora é uma burocracia grande para prestar conta e resgatar a credibilidade do município de Rio Azul perante a Funasa”, explicou o prefeito.

O secretário de Agricultura destacou que a conclusão dos sistemas representa uma conquista concreta para as famílias atendidas. “É uma alegria saber que a água está chegando na casa das pessoas. Temos que concluir essas obras e fazer a prestação de contas para que o município de Rio Azul fique com as portas abertas para continuar recebendo recursos”, afirmou.

Com a regularização documental concluída, os sistemas serão entregues oficialmente às comunidades em breve, garantindo acesso à água tratada e ampliando a infraestrutura básica no interior.

Leia outras notícias