Sthefany Brandalise
O Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, de Rebouças, recebeu, na sexta-feira (21), representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em uma agenda voltada ao programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. A visita, promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, teve como objetivo ampliar a visibilidade do hospital e atrair investimentos para o Projeto de Cuidados Continuados Integrados, reforçando a qualidade e o alcance dos serviços prestados.
A visita teve como ponto central o Hospital Darcy Vargas, que se destaca como referência no atendimento de cuidados continuados, um modelo inovador no Brasil. Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, explicou como a cooperação com o BID surgiu e a importância do investimento no Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. “Dentro do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que é um programa do Governo do Estado, idealizado também pelo nosso governador Ratinho Júnior, a previsão é de criarmos um sistema de cuidados para as pessoas idosas e o BID, nessa cooperação, captou R$ 600 mil dólares que disponibilizou para o nosso estado para que a gente possa iniciar a parte de implementação. Para que eu possa construir um sistema de cuidados, eu preciso identificar todos os equipamentos que eu disponho de atendimento às pessoas idosas, sejam eles de cuidado para aqueles que precisam, sejam aqueles, por exemplo, do Complexo Social Irati, que é um dos equipamentos que nós vamos visitar para promover o envelhecimento ativo e salvado. Estar aqui na unidade de cuidados continuados foi importante e eu quis pôr nesse roteiro, porque essa unidade é uma das cinco que existem no país, só tem cinco hospitais de cuidados continuados no Brasil que atendem pelo SUS e um deles é o de Rebouças que completa 10 anos”.
O Hospital Darcy Vargas, foi destacado pela secretária como um exemplo de excelência no atendimento de cuidados continuados. “É uma oportunidade que a gente percebeu que poderia gerar para a instituição, mas também para toda a rede, para todo o sistema de cuidado que nós estamos formulando, para que essas pessoas que estão me acompanhando, que são especialistas internacionais em envelhecimento, pudessem ter o conhecimento de que esse tipo de serviço existe no Paraná. Essa modalidade hospitalar, esse modelo de atendimento é algo muito inovador, que existe muito na Europa, mas aqui no Brasil só cinco. Então, é sim uma política que precisa ser ampliada”, disse.
Marco Stampini, Especialista-Líder em Proteção Social do BID, também compartilhou sua visão sobre a importância do modelo de cuidados continuados. ” Então, a gente está aqui para apoiar o desenvolvimento do projeto Paraná Amigo da Pessoa Idosa, porque com o envelhecimento populacional, sempre os estados vão necessitar mais serviços para a população idosa. Aqui em Rebouças visitamos este cuidado continuado, que é uma estrutura muito inovadora e é fundamental para permitir que as pessoas que estão em uma situação de dependência física, funcional, possam recuperar a autonomia para voltar para casa”, disse.
Maurinho Paluch, vice-prefeito de Rebouças, expressou sua alegria com a visita e o apoio do BID. “É sempre importante estar recebendo visitas, a gente fica muito feliz. Eles estão saindo daqui com uma expectativa muito grande, e a gente também fica nessa expectativa de um auxílio deles, a gente já recebeu até algumas reivindicações, vamos estar olhando com muito carinho, porque é pela população. A gente entende, conhece o trabalho de todos, da luta, e quero parabenizar toda a equipe aqui do hospital, do CCI, pelo trabalho excelente que eles desenvolvem”.
Nereu Ramos Moreira Filho, presidente do Hospital Darcy Vargas, falou sobre a relevância da visita para a instituição. “Existe uma estrutura, existe uma equipe, e nós precisamos mostrar isso aqui para a população, para o Brasil. Queremos um olhar melhor para esse programa, para o que é feito aqui. Então, dessa forma, nós imaginamos que vamos conseguir melhorar atendimento, estrutura, do que nós já temos”, afirma.
Magali Salete de Camargo, diretora do hospital, comentou sobre o impacto da visita do BID. “É uma equipe que já vem voltada com esse olhar para o atendimento do idoso, o nosso hospital foi muito privilegiado com essa visita. Nós não temos nenhum compromisso, nenhuma formalidade instituída com a visita do BID, nós os recebemos aqui para mostrar o trabalho. Já estabelecemos contatos, já estreitamos caminhos para que a gente possa estar realmente informando, dando publicidade do nosso trabalho. E as consequências disso, elas virão. Nós notamos que todos eles saíram daqui muito satisfeitos e muito emocionados, inclusive com a apresentação que foi feita e com o trabalho que é desenvolvido. Então, certamente, através dessa visita, nós já temos ali alguns encaminhamentos”, afirma.
Marcio Roberto de Souza, presidente da Câmara de Vereadores de Rebouças, afirmou que “esse projeto de cuidados continuados é uma maravilha. A gente vê do Paraná inteiro as pessoas aqui e vemos a recuperação. As pessoas que trabalham aqui, trabalham com amor pelo que fazem”.