Nilton Pabis
A comunidade de Irati está de luto pela perda de Renato Marochi, figura respeitada e influente na história do município. Renato faleceu na manhã desta Quinta-feira Santa, 17 de abril, aos 72 anos. Ele deixa um legado marcado pela dedicação à educação, à política e à fé.
Homem de múltiplas atuações, Renato foi eleito vereador em 1982, integrando a base da administração de Toti Colaço e Alfredo Van Der Neut, então prefeito e vice-prefeito. No Legislativo, representou com empenho os interesses da população, especialmente dos pequenos produtores rurais, causa à qual era profundamente ligado.
Com forte envolvimento na área agrícola, foi defensor do desenvolvimento do setor e apoiador dos agricultores locais. Durante muitos anos, colaborou com o jornal Folha de Irati, produzindo matérias sobre a realidade do campo e os avanços na vida dos pequenos agricultores.
Reconhecido também por sua habilidade como orador, ministrou cursos de oratória, contribuindo para o aprimoramento da comunicação de muitos que buscavam seus ensinamentos. Sua paixão pela educação e pela palavra o tornou um mentor para diversas gerações.
No campo religioso, Renato foi atuante na comunidade católica, exercendo o ministério de diácono na Igreja Matriz São Miguel e sendo ativo no movimento de cursilhos. Participava de programas de rádio e de eventos voltados à fé, sempre com o objetivo de partilhar sua visão de vida e espiritualidade.
Alfredo Van Der Neut, vice-prefeito à época em que Renato exerceu seu mandato, lamentou a perda do amigo, dizendo que “Renato foi um vereador atuante, sempre preocupado com o homem do campo e com os menos favorecidos. Contribuiu imensamente com a população de Irati nas áreas em que atuou”.
O atual prefeito de Irati, Emiliano Gomes, também manifestou pesar. “Foi uma pessoa de contribuição imensurável para Irati em diversos segmentos. Aprendi muito com ele e espero que seu legado seja perpetuado em nossa cidade”, afirmou.
A morte de Renato Marochi deixa um vazio na vida pública e comunitária de Irati. No entanto, seu legado continua a inspirar aqueles que o conheceram. Seu exemplo de dedicação à política, à educação e à fé permanecerá como referência.
A família Folha de Irati expressa seus mais sinceros sentimentos de solidariedade aos familiares e amigos de Renato Marochi. Que sua memória seja uma bênção para todos que o amaram e respeitaram.
O velório de Renato está sendo realizado na Capela Santa Rita. O sepultamento ocorrerá ainda nesta quinta-feira, 17 de abril, com Missa de Corpo Presente marcada para as 16h na Igreja Matriz São Miguel. Após a celebração, o cortejo seguirá para o Cemitério Municipal de Irati.