Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 20:41, 18°C

Evento celebrou o envelhecimento digno e reuniu comunidade e autoridades no Centro Cultural Flórido Cabral
Foto: Prefeitura de Rebouças

Assessoria de Comunicação de Rebouças

Com foco na construção de políticas públicas mais justas e inclusivas, o município de Rebouças promoveu a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro, realizado no Centro Cultural Flórido Cabral, reuniu autoridades, profissionais e a comunidade em torno do tema: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

O evento destacou a importância de garantir que os idosos sejam protagonistas das decisões que impactam suas vidas. A conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Habitação, e representou um espaço de escuta ativa, diálogo intergeracional e construção coletiva de propostas para o futuro da população idosa no município.

“Envelhecer com dignidade é um direito e também uma responsabilidade de todos nós enquanto sociedade”, destacou a equipe organizadora, ressaltando a importância de ampliar o acesso aos direitos e à participação cidadã.

Um dos momentos mais emocionantes da conferência foi a homenagem a quatro reboucenses com mais de 90 anos, que representam a história viva da cidade:

  • Lídia Odreski Denczuk (91 anos)
  • Dolores Magnal Denczuk (95 anos)
  • Sebastião Alves de Souza (101 anos)
  • Maria das Neves (96 anos)
Foto: Prefeitura de Rebouças

Cada um deles carrega em sua trajetória marcas de luta, superação, amor à família e dedicação à comunidade. Suas histórias foram lembradas com carinho e respeito, emocionando os presentes e reforçando o compromisso de Rebouças com quem ajudou a construir o município.

A conferência também serviu para eleger propostas e representantes para as etapas estadual e nacional, fortalecendo a participação do município nas decisões em âmbito mais amplo. Ao final do encontro, a sensação era de orgulho, emoção e a certeza de que envelhecer bem é possível — com respeito, políticas públicas e valorização de quem tanto fez por todos nós.

Leia outras notícias