Sthefany Brandalise, com informações de Natália de Paula/Rubeus
Já não é mais novidade que os métodos tradicionais de ensino estão enfrentando certa resistência nos alunos. Com isso, muitas instituições de ensino estão percebendo a necessidade de implementar mudanças na forma de ensinar, acompanhando o “novo” perfil de seus alunos, os nativos digitais. Além disso, a tecnologia introduziu mudanças estruturais significativas no processo de ensino-aprendizagem. Mudanças essas que são essenciais para a obtenção de melhorias significativas no desempenho de alunos e professores.
Assim, as instituições de ensino têm encontrado na Aprendizagem Combinada uma forma de tornar o ensino ativo, unindo elementos como: Gente + Espaço (recursos) + Tecnologia, transformando o resultado dessa união em uma forma de envolver os alunos genuinamente no processo de aprendizagem e promover a associação ativa do conteúdo.
Dentre as inovações no cenário educacional está a REALIDADE AUMENTADA que vem abrindo portas para uma nova forma de ensinar e aprender. E, por isso, a sua instituição deve se adaptar!
O que é realidade aumentada e qual a sua aplicação no cenário educacional? Resumidamente, a realidade aumentada são elementos ou informações virtuais que permitem “enxergar” o ambiente da vida real bem à nossa frente com um aumento digital sobreposto.
Quando aplicada em sala de aula, a realidade aumentada pode ser extraordinária e interativa, pois permite que os professores mostrem exemplos virtuais de conceitos e adicionem elementos de jogo para fornecer suporte ao material didático. Isso permite que os alunos aprendam mais rápido e memorizem com mais facilidade as informações. Além disso, ela ajuda o aluno a adquirir, processar e lembrar facilmente as informações. Sem falar ainda que tudo isso torna o aprendizado mais “palpável”, envolvente e divertido.
Sabemos que a incorporação de recursos e inovações faz com que a instituição de ensino saia na frente e se destaque em um mercado tão competitivo como o educacional. Por isso, dentre as vantagens de adotar a realidade aumentada na instituição está o diferencial competitivo fornecido por uma boa estrutura tecnológica. Como consequência, todo o ensino é enriquecido, aumentando os índices de rendimento e qualidade de ensino, que, por si só, já fazem uma excelente propaganda da instituição.
Alguns exemplos:
- Geometria Arloon – Esse aplicativo oferece a oportunidade do estudante se aprofundar no mundo da geometria. Com modelos em 3D, ele conta com dezenas formas geométricas.
- Google Earth 3D – Um exemplo de ferramenta de realidade aumentada que pode ser utilizada em sala de aula é o Google Earth 3D, que fornece uma cobertura global do planeta, permitindo a visualização de diversos lugares, formas e culturas. Conheça.
- Gather – O Gather é uma plataforma 2D que possibilita a criação pelo usuário de um avatar personalizado. A ferramenta possui o recurso de videochamada que permite a realização de reuniões e o compartilhamento de tela.
- Stellarium Mobile – Mapa Estelar – O Stellarium Mobile é um dos mais completos e detalhados aplicativos de mapa estelar. Com ele, é possível ter acesso a um mapa planetário completo apenas apontando o celular para o céu.
- Human Anatomy Atlas 2023 – O Human Anatomy Atlas é um excelente aplicativo e uma das melhores ferramentas para aprender anatomia humana. Ele conta com modelos 3D e simulações da anatomia humana. Toda a experiência é muito realista e proporciona uma visão detalhada sobre o conteúdo didático.
REUNIÕES
Na terça-feira (25), a equipe do Projeto Folha na Escola realizou uma reunião presencial junto aos professores, equipe pedagógica e Secretaria de Educação de Inácio Martins. O objetivo foi apresentar o projeto e alinhar demandas para sua implementação. Agradecemos a participação de todas!


FOTO DA TURMA
Alunos do 3º ano da Escola Nossa Senhora de Lourdes, de Rebouças, explorando o jornal como recurso de aprendizado. Que essa experiência desperte ainda mais o gosto pela leitura e pelo conhecimento!
FOTO DA TURMA
Alunos do 3º A da Escola Municipal do Campo Prof. Leonardo Krul, de Rebouças, receberam o jornal e conheceram sua estrutura. Continuem explorando e se divertindo com o conhecimento!
